Festas do Senhor de Matosinhos arrancam a 6 de maio e esperam um milhão de pessoas

Festas do Senhor de Matosinhos arrancam a 6 de maio e esperam um milhão de pessoas
| Norte
Porto Canal com Lusa

As festas do Senhor de Matosinhos começam dia 6 de maio e durante três semanas irão encher o centro da cidade com dança, fogo-de-artifício, artesanato, sardinha assada, música e cerca de um milhão de visitantes, antecipa a autarquia.

"O Senhor de Matosinhos é o maior cartaz que o concelho tem", assinalou hoje o vereador da Cultura Fernando Rocha segundo o qual no ano de 2015 terão passado pela festa cerca de um milhão de pessoas, um número que acredita voltar a ver este ano.

As comemorações com mais de 600 anos de história arrancam sexta-feira dia 06 de maio, dia em que também se inicia na cidade o programa da Capital da Cultura do Eixo Atlântico com um vídeo mapping na Câmara de Matosinhos, ou seja, com "uma grande projeção a 3D" na fachada dos Paços do Concelho acompanhada de música e bailado.

A primeira sexta-feira das festas é dia de inaugurar o encontro internacional LEV -- Literatura em Viagem, com uma sessão de José Pacheco Pereira, uma exposição de Gonçalo Cadilhe e uma Noite Revivalista pelas bandas Proud Credence e Country Joe.

No sábado 14 de maio será a vez do "grande fogo-de-artifício do senhor de Matosinhos, que todos os anos atrai mais de 100 mil pessoas", assinalou o autarca que promete novidades de caráter tecnológico para o espetáculo deste ano.

Terça-feira 17 de maio é dia do município e também da Eucaristia Solene da Festa do Bom Jesus de Matosinhos que será presidida pelo bispo do Porto que contará com as imagens do altar-mor recuperadas pela autarquia que para o efeito investiu 50 mil euros.

A música é sempre parte integrante das festas de Matosinhos que para além da habitual animação de rua terá este ano os concertos de Camané e Cuca Roseta (no dia 20), dos Mundo Secreto (no dia 21) e da Orquestra de Jazz de Matosinhos (no dia 27).

Este ano a câmara irá comparticipar com 100 mil euros o evento com um orçamento total superior 300 mil euros, explicou o vereador, lembrando que "a própria festa gera receita" para os muitos vendedores que irão ocupar a Avenida Dom Afonso Henriques e a Praça Guilhermina Suggia de 06 a 29 de maio.

+ notícias: Norte

Metro Mondego já custou pelo menos 327 milhões em 30 anos de história

O Metro Mondego, projeto que conta com 30 anos de avanços e recuos, custou, até ao momento, pelo menos 327 milhões de euros, entre estudos, gastos administrativos e empreitadas, de acordo com documentos consultados pela agência Lusa.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.