Matosinhos com estacionamento junto à praia a um euro por dia

| Norte
Porto Canal com Lusa

Matosinhos, Porto, 19 abr (Lusa) -- A partir de maio estacionar no Parque da Marginal de Matosinhos vai custar um euro por dia e o município terá mas 1.100 lugares com parcómetro grátis nos primeiros 15 minutos, revelou hoje o vereador da CDU do executivo.

Depois de o último contrato de concessão de estacionamento em Matosinhos terminar em 2013, a câmara preparou um novo acordo e espera em maio ter 1.100 lugares de estacionamento com parcómetro (100 dos quais em São Mamede de Infesta) nas ruas de cariz comercial.

A finalidade é "favorecer a rotatividade" e os primeiros 15 minutos serão gratuitos, explicou o vereador da CDU José Pedro Rodrigues, com o pelouro dos transportes e mobilidade, que hoje viu aprovada a sua proposta de novos valores das taxas relativas ao incumprimento do estacionamento na via pública.

Nos lugares com parcómetro, onde as primeiras duas horas têm um custo de 0,65 cêntimos cada e as duas seguintes de 1,50 euros, quem não pagar não será logo multado nos 30 euros previstos no Código da Estrada mas antes avisado a pagar uma taxa intermédia até 8,60 euros.

O objetivo é não prejudicar os "ligeiros atrasos" ou "imprevistos" e aplicar taxas intermédias de incumprimento, que, num primeiro aviso, não ultrapassa os três euros.

Quem estacionar indevidamente receberá o primeiro aviso se ultrapassar o incumprimento em "mais de 15 a 20 minutos" e o segundo aviso se ultrapassar uma hora.

O mesmo contrato de concessão de estacionamento em Matosinhos prevê também a exploração de dois parques de estacionamento (Parque da Marginal e Parque da Centralidade em São Mamede de Infesta).

Os parques, situados na proximidade de zonas com parcómetros, destinam-se a estacionamento de longa duração e terão um custo de um euro por dia, ou dois euros no Parque da Marginal durante os meses de verão.

LIL // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Jovem detido por incendiar escola em Vila Real

Um jovem de 19 anos foi detido, esta terça- feira, pela Polícia judiciária(PJ) por suspeitas da prática de um crime de incêndio na Escola Básica 23 Diogo Cão, em Vila Real.

Câmara de Braga e condomínio julgados pela morte de três estudantes em 2014

O julgamento de uma ação de indemnização relacionada com a morte de três alunos da Universidade do Minho esmagados por um muro em 2014 arrancou hoje, sendo os réus a Câmara de Braga e uma empresa de condomínios.

Ponte móvel de Leixões vai encerrar durante mais de um ano para obras de modernização

A APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo publicou em Diário da República, esta quinta-feira, um concurso público para a modernização da Ponte móvel de Leixões. O prazo de execução é de 425 dias, o correspondente a 14 meses.