Atlantic Music Expo arranca hoje em Cabo Verde
Porto Canal com Lusa
Praia, 11 mar (Lusa) - A partir de hoje e durante quatro dias a cidade da Praia transforma-se numa capital da música, com a quarta Atlantic Music Expo, que oferece este ano mais de 30 concertos de artistas cabo-verdianos e internacionais.
A decorrer em vários locais do centro da cidade, a quarta edição da Atlantic Music Expo (AME) arranca oficialmente hoje com um espetáculo na Assembleia Nacional.
Atuam na cerimónia de abertura as "Batucadeiras Kutxi Midju", grupo de mulheres cabo-verdianas que vivem em São Tomé e Príncipe, a companhia do Ballet Nacional e a Orquestra Nacional de Cabo Verde.
Estão programados mais de 30 concertos com artistas internacionais e de Cabo Verde, exposições, conferências, apresentações e espaços de negócio, além de 'stands' de marcas, empresas e produtos.
Mara (Portugal), Djack Nkanga (Angola), Eneida Marta (Guiné-Bissau), Flo (Itália), Marema (Senegal), Renata Rosa (Brasil) ou Ali Faiq & Amarg Experience (Marrocos) são alguns dos artistas que atuarão o longo dos dias da feira, que antecedem o Kriol Jazz Festival.
O certame promove ainda a apresentação de vários artistas cabo-verdianos residentes no arquipélago ou na diáspora, que encontram na feira uma oportunidade de se darem a conhecer aos produtores, agentes e diretores de festivais, que procuram cada vez mais o evento.
Entre os delegados internacionais presentes na edição deste ano contam-se Pierrete Devineau, diretora do Paris Jazz Festival; Condutor, do grupo português Buraka Som Sistema e das produções Mo'Kubiko; António Miguel Guimarães, diretor da AMG Music e dos festivais "O Sol da Caparica" e "Caparica Surf Fest" (Portugal) ou Michael von Petrykowski, o CEO da Piranha Arts AG e produtor de eventos The World Music Expo ou o Carnaval das Culturas de Berlim.
A AME é organizada desde 2013 pelo Ministério da Cultura de Cabo Verde, em parceria com a World Music Expo (Womex), a produtora cabo-verdiana Harmonia e outras entidades locais.
O certame internacional, que este ano cumpre a sua quarta edição de 11 a 14 de abril, na cidade da Praia, é uma plataforma de encontro entre profissionais da música (músicos, produtores, diretores de festivais, agentes, entre outros) com o objetivo de mostrarem os seus trabalhos e refletirem sobre o mercado da música.
CFF // MP
Lusa/Fim