Autarquia de Viana vai avançar com proposta para comprar o SC Vianense

Autarquia de Viana vai avançar com proposta para comprar o SC Vianense
| Norte
Porto Canal (MYF)

José Maria da Costa, Presidente da Câmara de Viana do Castelo anunciou, este domingo, que vai formalizar uma proposta de compra da sede do Sport Clube Vianense. O autarca quer “resgatar e salvar” o património de um clube centenário que está à venda em hasta pública desde os inícios de fevereiro.

“Estamos a ultimar os pormenores do acordo, sendo que a instituição bancária vai ficar com a dívida resolvida. A proposta de compra vai ser formalizada no decurso da próxima semana. O importante era resgatar e salvar o património do clube, que corria o risco de se perder. Queremos preservar a memória de um clube centenário”, afirmou, este domingo, José Maria Costa durante a sessão solene dos 118 anos do SC Vianense.

José Maria Costa referiu que a autarquia “irá incluir a reabilitação do edifício na candidatura que o município apresentou aos fundos comunitários do Portugal 2020, no âmbito da regeneração urbana” e que após a compra oficial do edifício, o mesmo será entregue ao clube “através da celebração de um contrato de comodato por 50 anos, renovável por mais 50 anos e assim sucessivamente”, avançou ao ‘O Minho'.

Recorde-se que o clube de Viana do Castelo está em risco de extinção. Os bens do SC Vianense estão à venda em hasta pública por incumprimento no pagamento de um crédito a uma instituição bancáriaEm causa está um empréstimo de 286 mil euros, contraído pela direção do Vianense em 2011, mas cujas prestações mensais, devido às conhecidas dificuldades financeiras do clube, estão em atraso desde novembro de 2014.O procedimento, que decorreu no dia 23 de fevereiro, não recebeu nenhuma proposta de compra.

A dívida total do SC Vianense ascende os 700 mil euros e é neste sentido que José Maria Costa apelou “à sociedade civil e aos empresários da cidade que se juntem à atual direção para salvar o clube”.

“É preciso que todos se juntem em torno do clube para que no Vianense se deixe de falar em crise e se comece a falar de esperança”, defendeu.

+ notícias: Norte

Hospital de Penafiel sem doentes infetados por bactéria multirresistente

Não existem novos casos de doentes infetados ou colonizados com a bactéria multirresistente no Hospital Padre Américo, escreve o Jornal de Notícias (JN), citando fonte hospitalar.

Câmara de Famalicão vai ampliar e remodelar escola básica

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai ampliar e remodelar a Escola Básica do 1º Ciclo Senador Sousa Fernandes, popularmente conhecida como Escola Primária de Mões.

Estudo conclui que número de alunos no ensino profissional quadruplicou em duas décadas

O ensino profissional em Portugal cresceu exponencialmente em duas décadas, com quatro vezes mais alunos em 2016 do que em 1995, mas as mudanças no mercado de trabalho exigem o reforço da aposta, segundo um estudo divulgado este sábado.