Ministro da Defesa destaca "contributo" de centro de engenharia da Maia à economia

| Norte
Porto Canal / Agências

Maia, 01 out (Lusa) -- O ministro da Defesa, José Pedro Aguiar Branco, enalteceu hoje o "contributo" dado à economia portuguesa pelo Centro de Inovação e Engenharia (CEiiA), na Maia.

"Quando trabalhamos não de costas voltadas mas convergentes num objetivo em benefício da economia nacional é possível extraímos grandes capacidades de diversos setores, neste caso da defesa e da indústria portuguesa", afirmou o ministro, que hoje visitou aquele centro.

O CEiiA é um "centro orientado para a competitividade das indústrias da mobilidade através da cooperação internacional com os principais construtores, operadores e centros de saber em torno de soluções para o mercado global, nomeadamente aeronáutica e automóvel".

Aguiar Branco destacou o projeto KC390, o novo avião militar da Embraer, cuja engenharia de diversos componentes, designadamente barriga, nave e parte traseira da aeronave, é desenvolvida no CEiiA.

"É um projeto que liga de uma forma muito eficaz a dimensão da defesa e a dimensão da indústria, desenvolvimento e inteligência da engenharia portuguesa", disse o ministro.

Para Aguiar Branco, este projeto, que "está com bom ritmo", transporta "não só a inteligência e inovação como a capacidade que a indústria portuguesa tem em participar em projetos desta dimensão".

"É um contributo para a dimensão exportadora da economia portuguesa, é também um contributo para a dimensão da empregabilidade (...) e para a dimensão da criatividade e inovação", frisou.

O CEiiA conta atualmente com cerca de 180 engenheiros aeronáuticos, tendo como objetivo atingir as duas centenas até ao final do ano.

O seu objetivo para este ano é atingir um volume de negócios de 15 milhões de euros.

JAP // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Metro Mondego já custou pelo menos 327 milhões em 30 anos de história

O Metro Mondego, projeto que conta com 30 anos de avanços e recuos, custou, até ao momento, pelo menos 327 milhões de euros, entre estudos, gastos administrativos e empreitadas, de acordo com documentos consultados pela agência Lusa.

Colisão em Barcelos faz dois feridos graves

Um acidente entre duas viaturas na freguesia de Mariz, em Barcelos, fez dois feridos graves confirmou fonte do Comando Sub-Regional Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área do Cávado ao Porto Canal.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.