Democratas-cristãos com melhor resultado em número de câmaras desde 1997

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 29 set (Lusa) - O CDS-PP conquistou no domingo a presidência de cinco autarquias, mais quatro do que nas últimas eleições autárquicas, o maior número de câmaras desde 1997, tendo obtido pouco mais de 150.000 votos, menos que os 171.049 votos de 2009.

O CDS-PP sozinho obteve, assim, cerca de 3% dos votos, sensivelmente abaixo dos 3,1% conquistados em 2009, de acordo com os dados publicados do sítio da internet do Ministério da Justiça.

Os centristas mantiveram a presidência da Câmara de Ponte de Lima (distrito de Viana do Castelo), e conquistaram a presidência das autarquias de Albergaria-a-Velha (distrito Aveiro), Vale de Cambra (distrito Aveiro), Velas (nos Açores) e Santana (na Madeira).

Em todos estas autarquias, os centristas alcançaram maioria absoluta.

Em número de câmaras, este foi o melhor resultado autárquico do CDS-PP desde 1997, quando conseguiu a liderança de oito municípios.

O "penta do CDS" levou o presidente centrista e vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, a declarar que o partido voltou a ser "relevante nas autarquias", com quem terão que contar na Associação Nacional de Municípios.

Para Paulo Portas, este ato eleitoral é sobretudo a interrupção de "um declínio", a recuperação do que o CDS tinha "perdido", e o alargamento da sua "influência" como "partido nacional".

Paulo Portas expressou também satisfação pela vitória do independente Rui Moreira, no Porto, uma candidatura que o CDS-PP apoiou.

"Sendo correta a crítica sobre a forma como os partidos funcionam, o nosso, no caso do Porto, viu mais longe quem era o melhor candidato para a cidade", afirmou, argumentando que os centristas quiseram "garantir que não havia um regresso as aventuras e que o Porto era parte da solução e não parte do problema".

"Rui Moreira foi, é, e penso que será sempre, um independente. Teve uma grande vitória, o CDS está nessa grande vitória", declarou.

Nas coligações com o PSD, Portas salientou que, "apesar das dificuldades, houve vitórias relevantes", citando Aveiro, Braga e Guarda, "câmaras onde fatores externos ou internos podiam condicionar a vitória da AD [Aliança Democrática]".

"É evidentemente preocupante a descida de votos em alguns meios urbanos, e isso deve ser meditado", disse.

De acordo com os dados disponíveis na página da Internet da Direção-Geral da Administração Interna cerca das 18:00, falta ainda apurar uma freguesia (além de outras duas onde não se realizou a votação no domingo) e atribuir a presidência da Câmara Municipal de Caminha.

ACL // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.