Portugal avança com primeiro processo contra a Volkswagen

Portugal avança com primeiro processo contra a Volkswagen
| País
Porto Canal (MYF)

Nelson Matos, proprietário de um Volkswagen (VW) Scirocco, é o primeiro português a apresentar uma ação judicial contra a empresa de automóveis em Portugal, uma vez que o seu carro é um dos envolvidos na fraude das emissões de poluentes. Nelson exige agora o valor que pagou na altura pelo carro, 33,5 mil euros.

A morar em Lisboa, Nelson acusa o concessionário Melvar e a SIVA, importadora da marca do grupo VW, de não terem contribuído para encontrar uma solução que pudesse “minimizar o facto de ter sido enganado pela marca”.

“O VW Scirocco é o terceiro automóvel novo que compro de marcas do grupo VW, no concessionário Melvar. Quando solicitei uma avaliação do meu carro para trocar por um novo, no mesmo stand, não se mostraram receptivos e nem uma proposta concreta fizeram”, explicou Nelson Matos ao Económico. A ação judicial deu entrada em Fevereiro, no Tribunal da Comarca de Lisboa, onde o português exige a restituição do dinheiro que pagou pelo Scirocco, os 33,5 mil euros.

O grupo Volkswagen (VW) prepara-se para enfrentar vários processos judiciais nos Estados Unidos (EUA) na sequência da fraude das emissões poluentes dos seus carros. Quando Nelson teve conhecimento do que estava a acontecer, dirigiu-se ao concessionário Melvar, em Lisboa, onde propôs a troca do Scirocco que detinha por um veículo novo. “O valor que deram pelo meu carro foi muito baixo. Dirigi-me a um concessionário da Santogal – que vende a marca Peugeot – e surpreendeu-me o facto de avaliarem o meu carro a um valor acima do stand da VW”, referiu o português. O terapeuta chegou ainda a enviar uma carta à SIVA a explicar a situação, mas a empresa apenas diz lamentar o sucedido.

A questão chegou ao tribunal arbitral, mas ainda não há acordo.

+ notícias: País

Provedoria de Justiça recebeu queixas sobre atuação de juntas de freguesia para com migrantes

A Provedoria de Justiça recebeu quatro queixas sobre a atuação de juntas de freguesia que têm “uma componente essencial” relacionada com os direitos dos migrantes, disse à Lusa fonte oficial do organismo.

Meteoro ilumina o céu na noite deste sábado

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50.

As imagens do meteoro que pintou o céu na noite deste sábado

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50.