Socialista Marco Martins reclama maioria "histórica" em Gondomar

| Política
Porto Canal / Agências

Gondomar, 29 set (Lusa) -- O socialista Marco Martins reclamou hoje uma "vitória histórica" em Gondomar, garantindo "uma maioria absoluta que revela a vontade de mudança e confiança nos Gondomarenses, que passam a governar o concelho".

"Esta é uma vitória histórica, como nunca aconteceu. Para a câmara, ganhámos em todas as freguesias. E conquistámos seis das sete juntas de freguesia, faltando apenas a de S. Pedro da Cova, que foi para a CDU", disse Marco Martins à Lusa.

Com 54,7 por cento dos votos, o autarca de 34 anos diz ter conseguido sete mandatos, contra os três do PSD/CDS-PP (26,2 por cento) e um da CDU (14,5).

"Esta votação mostra que a esquerda manda claramente em Gondomar, representando mais de 70 por cento dos votos", congratulou-se.

O até agora presidente da junta de freguesia de Rio Tinto (desde 2005), mais populosa de Gondomar, considera que encarna a "mudança desejada por todos os munícipes".

"No fundo as pessoas revelaram grande vontade de mudança, o forte desejo pelo fim de um ciclo de 20 anos (Valentim Loureiro) que governou Gondomar. O concelho foi devolvido aos gondomarenses, que o governarão a partir de agora", frisou.

Fernando Paulo, candidato independente pelo movimento de Valentim Loureiro, que dominou a câmara durante vários mandatos, foi impedido em tribunal de se candidatar, por irregularidades no processo de recolha de assinaturas.

Marco Martins assume que uma das prioridades é "mudar a imagem do concelho, dando-lhe um cariz vincadamente positivo".

"Captar investimento e criar emprego" será a principal missão que assume perseguir durante o seu mandato.

RBA // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Mortágua acusa Governo de acumular "equivocos, danças de cadeiras e más escolhas"

A coordenadora do BE, Mariana Mortágua, considerou esta quarta-feira que, um mês após entrar em funções, "o Governo acumulou equívocos, danças de cadeiras e más escolhas" e prometeu lutar contra o regresso do Serviço Militar Obrigatório.

Partidos defendem aumento os salários e melhores condições para os trabalhadores

O PS, BE, PCP e PAN marcaram presença no tradicional desfile do 1.º de Maio, em Lisboa, e defenderam aumentos salariais e melhores condições para os trabalhadores.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.