Cavaco promulgou a adoção por casais do mesmo sexo e alterações à lei do aborto

Cavaco promulgou a adoção por casais do mesmo sexo e alterações à lei do aborto
| Política
Porto Canal (MYF)

Cavaco Silva promulgou as leis sobre a adoção por casais do mesmo sexo e as alterações à lei da Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG), vetados a 25 de janeiro, mas depois reconfirmados pelos deputados, avançou fonte parlamentar à Lusa.

Os diplomas já foram entregues no gabinete de António Costa, Primeiro-Ministro português, que estando em Bruxelas, só deverá assiná-los na próxima segunda-feira.

Recorde-se que estes dois diplomas tinham sido vetados, a 25 de janeiro, pelo chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, que defendia que a adoção por casais do mesmo sexo não foi antecedida de um debate público suficientemente amplo e considerava estar ainda "por demonstrar" que sejam mudanças legais que "promovam o bem-estar da criança".

Já no caso da IVG, Cavaco Silva justificou que ficaram diminuídos os direitos à informação da mulher que decide abortar. Posteriormente, a 10 de fevereiro, a Assembleia da República confirmou por maioria absoluta as leis vetadas, entregues em Belém nesse mesmo dia. Cavaco Silva foi assim forçado a promulgar estes dois diplomas.

Ferro Rodrigues, Presidente da Assembleia da República, revelou, no final da reunião, que as alterações à lei da IVG passaram com 119 votos a favor e 97 votos contra, ao passo que a lei da adoção por casais do mesmo sexo foi confirmada com 137 votos a favor, 73 votos contra e oito abstenções.

 

+ notícias: Política

Presidenciais. Rui Moreira anuncia voto em Seguro na segunda volta

O ex-presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, que foi mandatário nacional do candidato presidencial Luís Marques Mendes, anunciou que vai apoiar António José Seguro na segunda volta em detrimento de André Ventura.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".