Encontrada "solução provisória" para coletor que caiu com ponte sobre o rio Sousa em Gondomar

| Norte
Porto Canal com Lusa

Gondomar, Porto, 12 fev (Lusa) - A empresa Águas de Gondomar (AdG) informou hoje que entrou em funcionamento, na quinta-feira, uma "solução provisória" para o coletor que caiu com a ponte sobre o rio Sousa, concelho de Gondomar.

"Entrou em funcionamento a solução provisória que garantirá o escoamento dos efluentes que eram transportados através do coletor derrubado pela queda parcial da ponte antiga da Foz do Sousa", lê-se numa nota da AdG.

Devido ao mau tempo, sem registo de vítimas, uma ponte sobre o rio Sousa caiu na madrugada de quarta-feira, a poucos dias de ser desmantelada, uma vez que a Câmara de Gondomar, distrito do Porto, tinha previsto iniciar esse processo na segunda-feira.

A autarquia decidiu antecipar a obra de retirada da chamada "ponte velha", tendo expectativa de que esta fique concluída dentro de duas semanas.

A "ponte velha" de Foz do Sousa já não era utilizada para circulação e em 2008 foi inaugurada, ao seu lado, uma nova ponte, devido aos "sinais de desgaste" da antiga infraestrutura.

Fonte da autarquia de Gondomar indicou que eram frequentes os alertas à população nos períodos de mau tempo para que não usassem a ponte.

A AdG está a trabalhar numa solução definitiva para um coletor que caiu com a estrutura da ponte e avança que foi instalada ao longo da nova ponte uma conduta elevatória que funcionará até realização da obra definitiva.

O projeto está, refere a nota da empresa, "em apreciação pelas entidades competentes", ou seja, Câmara de Gondomar e Agência Portuguesa do Ambiente, antiga Administração da Região Hidrográfica.

PYT // ROC

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Novo "supercarro" de 17 milhões de euros lançado na terça-feira será produzido em Matosinhos

O Adamastor Furia, novo 'supercarro' português fruto de 17 milhões de euros de investimento e com produção estimada em 60 veículos de estrada, será apresentado na terça-feira e produzido em Matosinhos, disse à Lusa um responsável pelo projeto.

Idoso morre após ser colhido por comboio em Valadares

Um idoso, com cerca de 70 anos, morreu ao início da tarde deste sábado, após ser colhido por um comboio junto à estação ferroviária de Valadares. A circulação ferroviária esteve fechada durante pouco mais de uma hora, mas já se encontra reestabelecida.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.