Pedidos de asilo político aumentam significativamente em 2015

Pedidos de asilo político aumentam significativamente em 2015
| País
Porto Canal (MYF)

São centenas os refugiados que têm pedido asilo político a Portugal. Em 2015, registaram-se 872 requerimentos, mais 430 do que em 2014. A maioria vem da Ucrânia, Mali, China e Paquistão.

Da Ucrânia à China, são muitas as pessoas que pedem proteção internacional. Segundo o Conselho Português para os Refugiados (CPR), ao qual o Diário de Notícias te acesso, os imigrantes que pedem asilo político a Portugal vêm de 52 países, sendo a maioria da Ucrânia (368), Mali (86), China (75) e Paquistão (60). Uma grande parte são homens (63%) e registaram-se 54 casos de menores sozinhos a pedir proteção.

Em 2014, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras que faz a instrução dos processos, divulgou que dos 442 requerimentos entregues, apenas 20 conseguiram o estatuto de refugiado e 91 receberam autorização de residência por razões humanitárias. Os dados de 2015 ainda não foram tornados públicos.

A política e os conflitos armados são as principais razões que levam milhares de pessoas a abandonar o país que os viu nascer.

+ notícias: País

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.

Ministra da Saúde assume empenho para melhorar resposta de urgências pediátricas

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, assumiu este domingo no Porto a necessidade de no próximo verão haver respostas diferentes ao nível das urgências pediátricas.