Viagem Medieval de Santa Maria da Feira distinguida com prémio internacional

| Norte
Porto Canal com Lusa

Redação, 04 fev (Lusa) - A 'Viagem Medieval em Terra de Santa Maria' venceu o 'Premio Ciudad de Castellón', que distingue anualmente uma iniciativa reconhecendo o seu "prestígio internacional", avançou hoje a câmara local.

Trata-se de um prémio atribuído pela Fundación Moros d'Alqueria, bem como pelo município espanhol de Castellón, que, entre outros eventos internacionais, já distinguiu o Carnaval de Veneza e o Oktoberfest de Munique, que é uma das festas mais populares do mundo, bem como o Carnaval de Barraquilla, na Colômbia, ou as Sanfermines de Pamplona, as mais conhecidas festas espanholas a nível internacional.

"Santa Maria da Feira está de parabéns. O reconhecimento internacional de um evento que faz parte do ADN feirense e que envolve toda comunidade tem de ser partilhado e celebrado com todos, como forma de agradecimento pelo saber-fazer, dedicação e espírito de entrega que tão bem caracterizam a Viagem Medieval", sublinhou o presidente da câmara de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa.

Para o autarca a atribuição deste prémio internacional num ano em que a Viagem Medieval celebra 20 edições "reforça o orgulho e identidade, mas também a responsabilidade em manter a qualificação e a excelência deste projeto".

"Não temos dúvidas de que ao projetarmos os nossos eventos além-fronteiras estamos a contribuir para promoção internacional do destino Santa Maria da Feira e Norte de Portugal", considerou Emídio Sousa.

Recorde-se que o executivo de Santa Maria da Feira, concelho do distrito de Aveiro, tem vindo a defender a internacionalização dos grandes eventos do território, em particular da Viagem Medieval que é organizada pela câmara, pela empresa municipal Feira Viva, bem como pela Federação das Coletividades de Cultura e Recreio do Concelho.

"Portugal é um destino cada vez mais presente na rota do turismo internacional e os nossos eventos de referência são reconhecidos como grandes acontecimentos nacionais, por isso reunimos condições ímpares para a internacionalização dos nossos produtos culturais", referiu o presidente da câmara.

Este evento constitui-se numa "viagem" pelas vivências da Idade Média, como que proporcionando aulas de história viva, onde os visitantes também podem ser atores nos momentos de animação e recriação.

A história, o património, a animação e a gastronomia são componentes de um evento que se realiza no verão no centro histórico de Santa Maria da Feira e que em 2015 levou ali, segundo dados da organização, mais de 600 mil pessoas.

Aquele que é considerado um dos maiores eventos de recriação medieval da Europa estende-se por 12 dias consecutivos.

Em 2016 a recriação de episódios do reinado de D. Dinis permitirá recuar aos séculos XIII-XIV.

A câmara sublinha que o prémio resultou de uma nomeação por parte das entidades promotoras e não de um processo de candidatura do evento.

PYT // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Jovens detidos em flagrante delito por tráfico de droga em Aveiro

Dois jovens de 18 anos foram detidos em flagrante delito, esta sexta-feira, por tráfico de estupefacientes em Aveiro, informou a Polícia de Segurança Pública (PSP) em comunicado enviado às redações. 

Homem de 51 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Aveiro

Um homem de 51 anos foi detido, esta sexta-feira, pela Polícia de Segurança Pública (PSP) por suspeita da prática de violência doméstica em Aveiro, informou aquela força policial em comunicado enviado às redações. 

Duas pessoas resgatadas de rocha "em zona isolada" no rio Minho

Dois espanhóis com cerca de 30 anos de idade foram resgatados durante a noite deste sábado no rio Minho.