CDU diz ser "a alternativa" às políticas do "arco do poder" em Aveiro

| Política
Porto Canal / Agências

Aveiro, 26 set (Lusa) - O candidato da CDU à Câmara de Aveiro, Miguel Viegas, defendeu hoje uma "rutura" com as políticas do "arco do poder", protagonizadas pelos "irmãos desavindos do PSD" e por um PS que "não traz nada de novo".

Miguel Viegas fez um balanço "amplamente positivo" da campanha, que no domingo "deverá confirmar o reforço da CDU, a alternativa aos partidos do arco do poder", no quadro eleitoral do concelho.

"Há aqui a originalidade de termos na família do PSD dois irmãos desavindos, mas que representam, no fundamental, a mesma política (Ribau Esteves e Élio Maia), assim como o PS, que já teve responsabilidades na câmara, por aquilo que fez e pelo legado que deixou e não nos traz novidade", disse.

Para o candidato da CDU, as diferentes candidaturas à sua direita defendem "a mesma política de privatização de serviços públicos e continuam a apostar em obras de fachada, longe do que são as verdadeiras necessidades das populações".

A campanha da CDU, disse, tem sido recebida com "um enorme capital de simpatia" e através do contacto com as populações o partido confirmou "o estado do país e as consequências devastadoras das políticas de austeridade do Governo".

Miguel Viegas não isentou o PS de responsabilidades, que, no seu entender, "assinou o pacto de agressão com a 'troika' e está na raiz de um conjunto de políticas de austeridade que tem provocado no concelho um rasto de desemprego, de pobreza e de revolta", pelo que é urgente a mudança.

O candidato da CDU lembrou que "sucessivos governos, fossem do PS ou do PSD, diziam que não iam aumentar impostos e depois, com lágrimas de crocodilo e dizendo que, afinal, a situação estava pior, aumentaram".

"Quando ouvimos o candidato Ribau Esteves a dizer que não vai aumentar o IMI [Imposto Municipal sobre Imóveis], para logo a seguir anunciar que vai fazer uma auditoria à câmara, para bom entendedor meia palavra basta. É para daqui a dois meses dizer que, afinal, a situação era muito má e vai ter de aumentar o IMI", acusou.

Candidatam-se ainda à Câmara de Aveiro Ribau Esteves (PSD/CDS/PPM), Eduardo Feio (PS), Nelson Peralta (BE) Luís Rebocho (PCTP/MRPP), Vítor Ramalho (PNR) e Élio Maia (Juntos por Aveiro).

MSO // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Presidenciais. Rui Moreira anuncia voto em Seguro na segunda volta

O ex-presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, que foi mandatário nacional do candidato presidencial Luís Marques Mendes, anunciou que vai apoiar António José Seguro na segunda volta em detrimento de André Ventura.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".