PCP disponível para reconfirmar adoção por casais do mesmo sexo e alterações à lei do aborto

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 25 jan (Lusa) - O PCP tem "total disponibilidade" para reconfirmar quanto antes a aprovação dos diplomas vetados pelo Presidente da República sobre adoção por casais do mesmo sexo e revogação das alterações introduzidas à lei de interrupção voluntária da gravidez.

"Da parte do PCP há uma total disponibilidade para, o mais breve possível, ultrapassar este veto presidencial. Provavelmente, com discussão já na próxima quarta-feira, porque quando há um veto torna-se prioritário, e, se possível, a votação na sexta-feira", disse à Lusa a deputada comunista Rita Rato.

Segundo a parlamentar do PCP, "estas matérias são da maior importância no que respeita aos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres e ao direito de todas as crianças crescerem numa família que cuide delas, as ame e garanta, de forma plena, o seu desenvolvimento integral".

"Não tem fundamento o que é invocado porque, quer no parlamento, na sociedade e em todo o país este assunto tem sido profundamente discutido e tem tido grande acolhimento", explicitou.

No que toca à reversão da legislação aprovada pela anterior maioria PSD/CDS-PP sobre a interrupção voluntária da gravidez, o grupo parlamentar comunista "lamenta que, quando foi publicada a lei, o Presidente não tenha intervindo para defender a dignidade das mulheres".

"Registamos ainda como significativo o facto de o Presidente ter aguardado pelo dia posterior às eleições presidenciais para anunciar estes vetos, de forma a não prejudicar os únicos dois partidos que votaram contra aquelas, ou seja, PSD e CDS", cuja recomendação de voto recaia sobre o entretanto eleito chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, que tomará posse a 09 de março, substituindo Cavaco Silva.

HPG // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Presidenciais. Seguro e Ventura marcam lugar na segunda volta em noite de derrota pesada para Marques Mendes

António José Seguro e André Ventura foram os vencedores da primeira volta das presidenciais de domingo, marcando presença na disputa de 08 de fevereiro, numa eleição em que Luís Marques Mendes registou para o PSD o pior resultado de sempre em atos eleitorais.

Presidenciais. Rui Moreira anuncia voto em Seguro na segunda volta

O ex-presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, que foi mandatário nacional do candidato presidencial Luís Marques Mendes, anunciou que vai apoiar António José Seguro na segunda volta em detrimento de André Ventura.

Presidenciais. Pedro Duarte manifesta apoio a António José Seguro na segunda volta

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Pedro Duarte, manifestou o seu apoio pessoal ao candidato a Belém António José Seguro na segunda volta das presidenciais no dia 8 de fevereiro.