Louçã apela ao voto no BE para travar maioria absoluta de Ribau em Aveiro

| Política
Porto Canal / Agências

Aveiro, 25 set (Lusa) - Francisco Louçã (BE) esteve hoje em Aveiro a apoiar a candidatura de Nelson Peralta à Câmara, apelando ao voto da "esquerda com valores, que não se revê no candidato do PS, que fecha os olhos à privatização da água".

Para apelar ao voto útil à esquerda, o antigo líder do Bloco pegou no "negócio da água, que em Aveiro é a segunda mais cara do país", localmente uma das bandeiras bloquistas de campanha, defendendo o rompimento do contrato com a empresa "Águas do Vouga" que assegura o abastecimento e a saída da ADRA, empresa que faz a distribuição domiciliária.

"É preciso que nestas eleições impedir o passeio triunfal dos negócios capitaneados por Ribau Esteves e conseguir pela primeira vez na história de Aveiro eleger um vereador do BE. Avaliamos a pressão que o populismo faz, mas sabemos que tirar a maioria absoluta a Ribau Esteves é perfeitamente possível", disse.

Referiu que as sondagens apontavam o Bloco de Esquerda com 7%, confiando que, com o trabalho que tem sido feito, "a candidatura pode receber um impulso final" e retirar a prevista maioria absoluta à aliança PSD/CDS/PPM.

Louçã defendeu por isso o combate à abstenção, "o adversário secreto destas eleições e um dos mais perigosos, que é um aliado de Ribau Esteves, de todos os populistas e de todo o carreirismo".

Criticou também a candidatura de Nogueira Leite à Assembleia Municipal nas listas de Ribau Esteves, "candidato à vigésima presidência de alguma coisa", entre conselhos fiscais e órgãos sociais de empresas.

" É simultaneamente administrador de várias empresas do grupo Melo, dos que mais têm interesse na privatização da Saúde, nas auto-estradas e noutros bens públicos. É convidar a raposa para entrar no galinheiro e fazer a ceia de Natal" acusou.

Nelson Peralta reafirmou que o voto em defesa do serviço público é no Bloco de Esquerda, registando que o programa eleitoral do PS é omisso quanto à privatização da água e da empresa municipal de transportes MoveAveiro, enquanto os restantes candidatos do "arco da austeridade" nada dizem sobre o que vão fazer, porque "a dois dias das eleições continuam sem apresentar programa eleitoral".

Candidatam-se ainda à Câmara de Aveiro, nas eleições de 29 de setembro, Ribau Esteves (PSD/CDS/PPM), Eduardo Feio (PS), Miguel Viegas (CDU), Luís Rebocho (PCTP/MRPP), Vítor Ramalho (PNR) e Élio Maia (Juntos por Aveiro).

MSO // PGF

Lusa / Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.