Louçã apela ao voto no BE para travar maioria absoluta de Ribau em Aveiro

| Política
Porto Canal / Agências

Aveiro, 25 set (Lusa) - Francisco Louçã (BE) esteve hoje em Aveiro a apoiar a candidatura de Nelson Peralta à Câmara, apelando ao voto da "esquerda com valores, que não se revê no candidato do PS, que fecha os olhos à privatização da água".

Para apelar ao voto útil à esquerda, o antigo líder do Bloco pegou no "negócio da água, que em Aveiro é a segunda mais cara do país", localmente uma das bandeiras bloquistas de campanha, defendendo o rompimento do contrato com a empresa "Águas do Vouga" que assegura o abastecimento e a saída da ADRA, empresa que faz a distribuição domiciliária.

"É preciso que nestas eleições impedir o passeio triunfal dos negócios capitaneados por Ribau Esteves e conseguir pela primeira vez na história de Aveiro eleger um vereador do BE. Avaliamos a pressão que o populismo faz, mas sabemos que tirar a maioria absoluta a Ribau Esteves é perfeitamente possível", disse.

Referiu que as sondagens apontavam o Bloco de Esquerda com 7%, confiando que, com o trabalho que tem sido feito, "a candidatura pode receber um impulso final" e retirar a prevista maioria absoluta à aliança PSD/CDS/PPM.

Louçã defendeu por isso o combate à abstenção, "o adversário secreto destas eleições e um dos mais perigosos, que é um aliado de Ribau Esteves, de todos os populistas e de todo o carreirismo".

Criticou também a candidatura de Nogueira Leite à Assembleia Municipal nas listas de Ribau Esteves, "candidato à vigésima presidência de alguma coisa", entre conselhos fiscais e órgãos sociais de empresas.

" É simultaneamente administrador de várias empresas do grupo Melo, dos que mais têm interesse na privatização da Saúde, nas auto-estradas e noutros bens públicos. É convidar a raposa para entrar no galinheiro e fazer a ceia de Natal" acusou.

Nelson Peralta reafirmou que o voto em defesa do serviço público é no Bloco de Esquerda, registando que o programa eleitoral do PS é omisso quanto à privatização da água e da empresa municipal de transportes MoveAveiro, enquanto os restantes candidatos do "arco da austeridade" nada dizem sobre o que vão fazer, porque "a dois dias das eleições continuam sem apresentar programa eleitoral".

Candidatam-se ainda à Câmara de Aveiro, nas eleições de 29 de setembro, Ribau Esteves (PSD/CDS/PPM), Eduardo Feio (PS), Miguel Viegas (CDU), Luís Rebocho (PCTP/MRPP), Vítor Ramalho (PNR) e Élio Maia (Juntos por Aveiro).

MSO // PGF

Lusa / Fim

+ notícias: Política

Presidenciais. Rui Moreira anuncia voto em Seguro na segunda volta

O ex-presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, que foi mandatário nacional do candidato presidencial Luís Marques Mendes, anunciou que vai apoiar António José Seguro na segunda volta em detrimento de André Ventura.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".