Galegos do Eixo Atlântico comparam corte de voos da TAP aos estaleiros de Viana

| Norte
Porto Canal com Lusa

Viana do Castelo, 19 jan (Lusa) - O secretário-geral do Eixo Atlântico comparou a suspensão, pela TAP de suspender quatro voos com partida do Porto para Barcelona, Milão, Bruxelas e Roma, com as consequências da subconcessão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo.

"Na TAP era uma situação que já se adivinhava face à máfia de privatização do anterior Governo. O caso dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) corresponde à mesma lógica, suspeita, de favorecimento do lucro privado", afirmou hoje à Lusa o secretário-geral daquela associação transfronteiriça, Xoan Mao.

O responsável adiantou que "nos dois casos não foi aplicado o conceito europeu de parceria público-privada" e adiantou que a suspensão das quatro rotas da TAP cuja maioria do capital deverá regressar às mãos do Estado, com efeitos a partir de 27 de março, "é negativa para a eurorregião".

"O que queremos é que os aeroportos garantam ao Norte de Portugal e Galiza portas de entrada e saída que promovam o desenvolvimento económico da eurorregião. Tudo o que fragilize os aeroportos não é bom. Tudo que represente a redução de voos não é bom", sustentou.

Xoan Mao adiantou que "nos últimos meses tem sido notória a diminuição da qualidade do serviço prestado pela companhia aérea, com frequentes cancelamentos de voos em cima da hora".

Apontou como exemplo uma viagem que tinha marcado na TAP, com destino a Bruxelas e que foi cancelada "dois dias antes do voo".

"Devolveram-me o dinheiro da passagem que tinha marcado com antecedência mas depois tive que comprar novo bilhete noutra transportadora, muito mais caro porque foi comprado na hora", explicou

"Como voltarei a comprar bilhetes na TAP? Não me dá garantias de que o voo não seja cancelado, em cima da hora", frisou.

A TAP anunciou na segunda-feira que vai suspender a partir do domingo de Páscoa quatro voos do Porto e outros cinco de Lisboa com ligação a diferentes cidades europeias, que classificou como "rotas deficitárias".

Na sua página oficial na rede social Facebook, a transportadora aérea informou suspende os voos entre o Porto e Barcelona (Espanha), Bruxelas (Bélgica), Milão e Roma (Itália) e entre Lisboa e Gotemburgo (Suécia), Hannover (Alemanha), Zagreb (Croácia), Budapeste (Hungria) e Bucareste (Roménia).

A empresa justificou que a suspensão foi tomada "no âmbito da otimização da sua operação de forma a melhorar a rentabilidade da companhia", uma vez que estas nove rotas são deficitárias.

Fonte da transportadora aérea já tinha confirmado na segunda-feira à agência Lusa que a rota Lisboa-Bogotá-Panamá-Lisboa será suspensa bem como a ligação a Manaus (Lisboa-Manaus-Belém-Lisboa), que contará com "ligações otimizadas" asseguradas pela companhia Azul, de David Neeleman, acionista da TAP.

Estas ligações serão suspensas também a partir de 27 de março.

Na semana passada, David Neeleman prometeu para esta semana o anúncio de novos destinos da TAP, nomeadamente para os Estados Unidos da América.

Ainda assim, o presidente da TAP, Fernando Pinto, explicou, na altura, que a estratégia da companhia passa "muito mais por aumentar o número de frequências [do que o número de destinos]".

"Precisamos cada vez mais de consolidar a nossa posição nos destinos fortes, porque assim o passageiro sabe que tem todos os dias aquele voo, a determinada hora", disse o gestor na conferência de imprensa em que foi anunciado que a Portugália (PGA), a transportadora regional do grupo TAP, vai passar a chamar-se TAP Express, e até julho vai ter a frota totalmente renovada com 17 aviões.

Além disso, a transportadora vai duplicar as ligações diárias entre o Porto e Lisboa, estando a estudar com a ANA - Aeroportos de Portugal soluções para encurtar o tempo necessário para os procedimentos de embarque.

ABYC (PD/SP/JNM) // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Homem cai de varanda em Valongo e fica em estado grave

Um homem ficou em estado grave após cair de uma varanda em Valongo na noite deste sábado. Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto foram acionados para o local os Bombeiros Voluntários de Valongo e o INEM.

Última hora. Meteorito poderá ter caído na zona Norte

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto a cruzar os céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado. Uma ocorrência registada no site da Proteção Civil dá nota de uma "queda de meteorito" em Castro Daire.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.