BE lembra "o lutador pela liberdade"

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 19 jan (Lusa) - O líder parlamentar do BE, Pedro Filipe Soares, associou-se hoje ao momento de pesar constituído pela morte de António Almeida Santos, lembrando "o homem, o político e o lutador pela liberdade".

"Da parte do BE, queremos associar-nos ao momento de pesar que é vivido, damos esta nota de pesar e das condolências à sua família e aos seus amigos e ao PS, lembrando o homem, o político, o lutador pela liberdade, o lutador pela democracia e o presidente da Assembleia da República, que deixou também na sua vida enquanto parlamentar uma marca bastante forte", afirmou Pedro Filipe Soares.

O líder da bancada do Bloco começou por sublinhar que António Almeida Santos teve uma "vida marcada pelo combate pela liberdade".

"Foi um dos mais destacados resistentes contra o fascismo em Portugal na luta para vencer a ditadura e conseguirmos ter a democracia e a liberdade no nosso país", declarou Pedro Filipe Soares, aos jornalistas, no parlamento.

O presidente honorário do PS, António Almeida Santos, morreu na segunda-feira em sua casa, em Oeiras, com 89 anos, pouco antes da meia-noite, depois de se ter sentido mal após o jantar.

O corpo de António Almeida Santos vai estar hoje, a partir das 17:00, em câmara ardente na Basílica da Estrela, em Lisboa, e será cremado na quarta-feira no cemitério do Alto de São João, também em Lisboa, pelas 14:00.

ACL // JLG

Lusa/fim

+ notícias: País

Provedoria de Justiça recebeu queixas sobre atuação de juntas de freguesia para com migrantes

A Provedoria de Justiça recebeu quatro queixas sobre a atuação de juntas de freguesia que têm “uma componente essencial” relacionada com os direitos dos migrantes, disse à Lusa fonte oficial do organismo.

Meteoro ilumina o céu na noite deste sábado

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50.

As imagens do meteoro que pintou o céu na noite deste sábado

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50.