Pizarro (PS) quer centro empresarial no antigo matadouro do Porto

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 24 set (Lusa) -- O candidato do PS à Câmara do Porto, Manuel Pizarro, apresentou hoje o projeto de criação de um centro empresarial em Campanhã, afirmando que, "numa perspetiva conservadora", podem ali ser criados 1.500 postos de trabalho.

O projeto passa por reabilitar o edifício do antigo matadouro do Porto, tendo como objetivo central "criar emprego", atraindo 75 novas empresas "que tenham origem nas universidades".

Definindo já uma área destinada ao "setor do audiovisual", Manuel Pizarro, afirmou que este centro será também um "instrumento essencial para a reabilitação" daquela freguesia, considerando que "não vale a pena encher a boca com Campanhã e a zona oriental e não ter projetos concretos".

O projeto que hoje apresentou, orçado em nove milhões de euros e que pretende levar a cabo através do lançamento de um concurso, prevê ainda um acesso pedonal "direto" do futuro centro empresarial ao estádio do Dragão, onde existe uma estação do Metro do Porto.

O candidato fez questão de destapar no local um novo 'outdoor' onde se lê: "Com o PS aqui nascerá o centro empresarial de Campanhã".

Confrontado com as recentes declarações do presidente da Câmara, Rui Rio, sobre as "disponibilidades financeiras de 15 milhões" de euros do município, que no fim deste ano poderão aproximar-se dos "20 milhões", Pizarro enalteceu o facto de os seus principais projetos "no domínio da proteção social e coesão social" serem "absolutamente sustentáveis com o orçamento da autarquia".

Destacou novamente a criação de 300 postos de trabalho para profissionais que deem apoio domiciliário aos idosos e a aposta no reforço da área musical e atividades extracurriculares nas escolas.

O socialista salientou, no entanto, que estes números revelados por Rui Rio na reunião da Assembleia Municipal de segunda-feira à noite significam "que o PS tinha razão quando defendia que o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) podia baixar para 0,3", reafirmando que se for eleito no domingo este imposto baixará para "o mínimo que a lei permite".

Para além de Manuel Pizarro, concorrem à Câmara do Porto Luís Filipe Menezes (PSD/MPT/PPM), Pedro Carvalho (CDU), José Soeiro (BE), Rui Moreira (independente apoiado pelo CDS), Nuno Cardoso (independente), José Carlos Santos (PCTP/MRPP) e José Manuel Costa Pereira (Partido Trabalhista Português).

JAP // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Morreu antigo deputado e eurodeputado do PCP Sérgio Ribeiro

O antigo deputado e eurodeputado do PCP Sérgio Ribeiro morreu aos 88 anos, informou esta segunda-feira o partido, que destaca a sua dedicação à luta “pela emancipação dos povos, pela democracia, o progresso social, a paz e o socialismo”.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".