CDU defende criação de mercado para pequenos produtores de Viseu

| Política
Porto Canal / Agências

Viseu, 24 set (Lusa) - O candidato da CDU à presidência da Câmara de Viseu, Francisco Almeida, defendeu hoje a criação de um mercado semanal que melhore os rendimentos dos pequenos produtores e, ao mesmo tempo, dinamize o centro histórico da cidade.

Em declarações à agência Lusa, Francisco Almeida considerou que a Câmara tem condições para realizar esse mercado, em colaboração com as juntas de freguesia.

"Basta que a Câmara o autorize num determinado espaço, que poderia ser o Mercado 02 de Maio, e o divulgue via juntas de freguesia. O primeiro e o segundo eram capazes de não ter muita gente, mas depois certamente seria um sucesso", frisou.

Francisco Almeida lembrou que outros concelhos do distrito de Viseu já criaram esses mercados, normalmente aos sábados, onde os pequenos produtores "vão vender o mel, os doces, os queijos e outros produtos genuínos".

Na sua opinião, com estes mercados, "os pequenos produtores das zonas rurais conseguiriam melhorar os seus rendimentos e viver melhor" e, por outro lado, "aquele espaço central da cidade ganharia outra vida".

"Estes mercados seriam até uma forma de lazer, de as pessoas visitarem a zona histórica e, ao mesmo tempo, comprarem coisas baratas e genuínas, que de outra forma não têm saída para o mercado", frisou.

O candidato comunista lembrou que "um pequeno produtor que tem três dúzias de frascos de mel não os consegue colocar à venda num hipermercado".

A dificuldade em vender pequenas quantidades de produtos foi uma das queixas que Francisco Almeida ouviu hoje de manhã, à entrada da feira semanal.

"Já duas ou três pessoas me abordaram e lamentaram que, para venderem qualquer coisa que produzam na terra, têm de ser ir inscrever às Finanças", contou.

Além de Francisco Almeida, concorrem às eleições do próximo domingo Almeida Henriques (PSD), José Junqueiro (PS), Hélder Amaral (CDS-PP) e Manuela Antunes (BE).

AMF // JLG

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Mortágua acusa Governo de ter no programa medidas que não são para cumprir

A coordenadora do BE considerou este sábado que o Governo inscreveu no seu programa medidas que não tenciona cumprir, como a descida do IRS, e acusou PSD e CDS-PP de terem “cadastro” no que toca às respostas para os idosos.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".