PS/Viseu contratualizou prioridades com candidatos às juntas de freguesia

| Política
Porto Canal / Agências

Viseu, 24 set (Lusa) - O candidato socialista à presidência da Câmara de Viseu, José Junqueiro, assinou hoje um compromisso com os candidatos às juntas de freguesia do concelho de Viseu, onde figuram as prioridades para os próximos quatro anos.

"Tínhamos assumido como compromisso da campanha contratualizar com as freguesias, antes do ato eleitoral, as prioridades que cada uma desenhou para os próximos quatro anos", explicou.

Durante a cerimónia de contratualização, que decorreu ao final da manhã na sede de campanha socialista, José Junqueiro sublinhou que algumas populações foram prejudicadas nos últimos anos, dando como exemplo Bodiosa e S. Pedro de France, porque a Câmara Municipal não lhes terá dado a possibilidade de fazer as obras necessárias.

"Há um assédio político no final de mandato, em que encostam o presidente de junta contra a parede e, no fundo, assiste-se ao que conhecemos: ou vens connosco ou continuas a não ter obras", apontou.

Para o candidato socialista, "trata-se de um grande entorse democrático, transversal a muitos autarcas", que gostariam de contrariar, dando início a um novo ciclo.

"As obras que os próprios candidatos hierarquizaram ficam contratualizadas neste compromisso para quatro anos, acompanhado pelo respetivo envelope financeiro que é o fundo de apoio municipal às freguesias", informou.

O antigo secretário de Estado sublinhou, ainda, que todos os presidentes de junta saberão aquilo que foi contratualizado com cada uma das freguesias, já que vai colocar todos os dados na internet.

"Acaba esse sigilo. Por isso, é também uma questão de transparência, cidadania, fim do assédio político e moral aos autarcas", referiu.

Se for eleito, José Junqueiro promete passar os compromissos assinados hoje para o Plano de Atividades e para o Orçamento da Câmara Municipal.

Nas eleições autárquicas de 29 de setembro vão disputar votos em Viseu, além de José Junqueiro (PS), Almeida Henriques (PSD), Hélder Amaral (CDS-PP), Manuela Antunes (BE) e Francisco Almeida (CDU).

CMM // JLG

Lusa/fim

+ notícias: Política

Assembleia do Livre aprova lista para as europeias com mais abstenções do que votos a favor

A Assembleia do Livre aprovou esta noite a lista de candidatos às eleições europeias, encabeçada pelo investigador Francisco Paupério, com 13 votos a favor, 18 abstenções e seis contra.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".