Cervejas artesanais "made in Vila Verde" no mercado a 12 de outubro

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Verde, 23 set (Lusa) - Dois investigadores em Engenharia Biológica da Universidade do Minho lançam a 12 de outubro quatro variedades de cerveja artesanal que eles próprios conceberam e que vão produzir em Vila Verde, tendo já baterias apontadas para a exportação, em 2015.

"Nesta primeira fase, a aposta será o mercado nacional, mas em 2015 queremos já apostar no exterior, sobretudo no mercado da saudade, em países como França, Suíça, Luxemburgo ou Angola", disse hoje à Lusa um dos investigadores.

Segundo Francisco Pereira, a fábrica de cerveja artesanal "FermentUM", está em fase de acabamentos, no centro de Vila Verde, num investimento que, entre obras e equipamento, ascende a 600 mil euros.

"A 12 de outubro, estamos no mercado com as nossas cervejas", garantiu, adiantando que haverá postos de venda em Braga, Porto e Lisboa.

Além de Francisco Pereira e do outro investigador, Filipe Macieira, na fábrica trabalharão mais duas pessoas, um número que "pode aumentar" com a evolução do negócio.

As cervejas serão comercializadas com a marca "Letra", já que a cada variedade corresponderá uma letra do abecedário.

Nesta fase de lançamento, sairão as A, B, C e D, correspondendo a cervejas de trigo, pilsner, preta e ruiva.

A intenção dos promotores é "ir avançando" nas letras, se possível até completar o abecedário.

Francisco Pereira explicou que a cerveja "não é filtrada, ou seja, contém a própria levedura, sendo assim uma fonte de sais minerais, vitaminas e compostos para regulação do nosso organismo".

É 100% natural, não contendo químicos nem conservantes.

"No fundo, é uma cerveja que faz bem à saúde", acrescentou.

Em relação aos preços, garantiu apenas que "serão competitivos com os das cervejas importadas", escusando-se, no entanto, a adiantar valores.

VCP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Rede UNIR lidera reclamações sobre transportes registadas no Portal da Queixa

A rede de transportes metropolitanos UNIR, que opera em 17 municípios da Área Metropolitana do Porto, continua a gerar críticas cerca de cinco meses depois de ter entrado em funcionamento. No Portal da Queixa, desde dezembro até abril, foram registadas 400 queixas de utilizadores.

Câmara de Viana do Castelo vai explorar o serviço público de transportes

A Câmara de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, assumir a exploração do serviço público de transportes na área urbana da cidade a partir de setembro de 2025, data em que termina a atual concessão do serviço.

Saiba onde vão estar os radares em maio no Norte do país

A Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou, no âmbito da habitual operação “Quem o avisa…”, onde e quando vão estar localizados os radares de velocidade para o mês de maio.