Sete barras do continente fechadas a toda a navegação devido à agitação marítima

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 04 jan (Lusa) -- Sete barras de Portugal continental estão hoje encerradas a toda a navegação devido à forte agitação marítima, segundo a Marinha portuguesa.

De acordo com informação disponível na página da Marinha na Internet, estão fechadas as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Douro e São Martinho do Porto.

As barras de Viana do Castelo, Aveiro e Figueira da Foz estão condicionadas à navegação, estando a primeira condicionada a embarcações de comprimento inferior a 30 metros, enquanto as duas últimas a embarcações de comprimento inferior a 35 metros.

Devido à forte agitação marítima, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob 'Aviso Laranja', o segundo mais grave numa escala de quatro, doze distritos de Portugal continental.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje céu muito nublado, com períodos de chuva, por vezes forte e persistente nas regiões norte e centro e Alto Alentejo, passando gradualmente a regime de aguaceiros a partir do meio da tarde.

O IPMA prevê ainda a possibilidade de ocorrência de trovoada, além da queda de neve nas regiões norte e centro acima de 1.200/1.400 metros a partir da tarde, descendo gradualmente a cota para 800/1.000 metros.

O vento soprará moderado (20 a 35 km/h) de sudoeste, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h), temporariamente com rajadas até 85 km/h, no litoral a norte do Cabo Mondego, e forte a muito forte (40 a 60 km/h), com rajadas até 110 km/h nas terras altas, rodando gradualmente para noroeste a partir da tarde e diminuindo de intensidade.

De acordo com o IPMA, está ainda prevista uma pequena subida da temperatura mínima.

Em relação às temperaturas, estas vão variar entre oito graus Celsius de mínima em Bragança, que chegará aos 12 de máxima e os 19 de máxima em Faro e Sagres.

Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre os 15 e os 18, em Beja, Santarém, Leiria e Coimbra vão variar entre os 14 de mínima e os 17 de máxima. No Porto as máximas vão chegar aos 16, enquanto na Guarda vão variar entre os 09 e os 12 graus Celsius.

RCP // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Rui Moreira vai ser o próximo embaixador de Portugal na OCDE

O ex-presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, vai ser o próximo embaixador de Portugal na Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE), adiantou à Lusa fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).

PM vai apresentar “na próxima semana” PTRR a Seguro e conta com “todos os partidos”

O primeiro-ministro afirmou esta sexta-feira que deverá apresentar “na próxima semana” as linhas gerais do PTRR ao Presidente da República eleito, António José Seguro, e disse esperar contar com “todos os partidos” para o seu desenho e aprovação.

IL, Livre e PCP apontam insuficiências ao plano apresentado pelo Governo

IL, Livre e PCP apontaram insuficiências às linhas gerais do programa “Portugal Transformação, Recuperação e Resiliência” (PTRR) apresentado esta sexta-feira pelo Governo para responder ao temporal, nomeadamente a repetição de planos já anunciados.