José Mourinho abandona Chelsea por "mútuo acordo"
Porto Canal com Lusa
Londres, 17 dez (Lusa) -- O português José Mourinho foi hoje demitido do cargo de treinador do Chelsea, deixando o clube, atual campeão e 16.º classificado da Liga inglesa de futebol, por "mútuo acordo".
"O clube deixa claro que José [Mourinho] deixa-nos em comum acordo e será sempre recordado como uma pessoa muito querida, respeitada e uma figura de relevo no clube", refere o comunicado do Chelsea.
Na Premier League, o Chelsea tem apenas 15 pontos, equivalentes a quatro vitórias, três empates e nove derrotas, encontrando-se a apenas um ponto de distância da zona de despromoção.
"Tanto o José como a administração do clube estão em acordo que os resultados alcançados esta temporada não têm sido os esperados e que separação é o melhor caminho para ambos", lê-se no comunicado.
No entanto, a formação londrina assegurou o apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões, depois de terminar em primeiro lugar no Grupo G, à frente dos ucranianos do Dínamo de Kiev e do FC Porto.
"Os três campeonatos, uma Taça de Inglaterra, uma Supertaça e as três Taças da Liga que conquistou nas duas passagens que teve tornam José Moutinho no treinador com mais sucesso nos 110 anos de história do Chelsea", refere o clube.
Depois de ter regressado ao clube de Londres em 2013, Mourinho conquistou o terceiro título inglês pelos 'blues' em 2014/15, tal como a Taça da Liga, o que levou à renovação de contrato até 2019.
O Chelsea está agora "focado" em garantir que o "talentoso plantel" que tem alcance o seu potencial e não vai fazer mais qualquer comentário até que seja nomeado o sucessor do Mourinho.
Entretanto, a habitual conferência de imprensa de antevisão do Chelsea-Sunderland, que estava agendada para sexta-feira, foi cancelada.
LG/NF // JP
Lusa/Fim
