Inglês no Porto para todo o ensino básico "com ou sem Governo" -- Menezes

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 19 set (Lusa) -- O candidato da coligação PSD/PPM/MPT à Câmara do Porto, Luís Filipe Menezes, prometeu hoje que, com ou sem Governo, haverá inglês para todas as crianças no ensino básico do concelho.

"Quero dizer aos portuenses que não fiquem preocupados nem incomodados com isso. Já havia inglês em Vila Nova de Gaia ainda o eng. José Sócrates não tinha acordado para as atividades extracurriculares. Portanto, com Governo ou sem Governo, haverá inglês no Porto para todas as crianças no ensino básico comigo como presidente da câmara", garantiu, na apresentação do programa eleitoral.

O social-democrata afirmou, ainda, que não serão feitos, pela candidatura, ataques pessoais aos outros candidatos ou às outras forças políticas, porque "no dia seguinte esta tarefa é gigantesca".

"Vamos precisar de todos do nosso lado. Não vamos marginalizar ninguém. Por isso, atrevo-me a ter uma ambição: Não à arrogância de pedir em democracia (...) maiorias absolutas. Nunca o pedirei", declarou.

No entanto, Menezes pede aos portuenses que possam conceder à sua candidatura "uma ampla maioria que reforce a possibilidade negocial em Lisboa, no estrangeiro e mesmo na construção dos acordos que vão ser necessários para governar a cidade".

Eleito quatro vezes como presidente da Câmara de Gaia, o agora candidato ao Porto deixou ainda a garantia de que tudo o que é proposto no programa eleitoral "não fica fora do rastreio público para o futuro", sendo "suscetível de ser um instrumento para no futuro fiscalizar os compromissos" assumidos.

Menezes adiantou, ainda, que "todos os investimentos e eventos superiores a um milhão de euros do ponto de vista orçamental só serão aprovados e desenvolvidos após um debate de, no mínimo, 60 dias, feito com os portuenses".

"Não posso aceitar uma cidade em que se vê uma avenida inteira esburacada sem que os portuenses saibam o que é que lá vai acontecer, o que se lá vai passar e quanto é que aquilo custa", disse, numa crítica implícita a Rui Rio.

O social-democrata promete ainda que o Porto estará "permanentemente entre as 20% das autarquias portuguesas com melhores indicadores de gestão", mas "numa lógica não estritamente contabilística".

Além de Menezes, concorrem à Câmara do Porto Manuel Pizarro (PS), Rui Moreira (independente), Nuno Cardoso (independente), Pedro Carvalho (CDU), José Soeiro (BE), José Carlos Santos (PCTP/MRPP) e José Manuel Costa Pereira (PTP).

JF // JLG

Lusa/fim

+ notícias: Política

Assembleia do Livre aprova lista para as europeias com mais abstenções do que votos a favor

A Assembleia do Livre aprovou esta noite a lista de candidatos às eleições europeias, encabeçada pelo investigador Francisco Paupério, com 13 votos a favor, 18 abstenções e seis contra.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".