PSD acusa Seguro de escolher Parada para Matosinhos por ter "carrocinha de votos maior"

| Política
Porto Canal / Agências

Matosinhos, 19 set (Lusa) - O candidato do PSD à Câmara de Matosinhos, Pedro da Vinha Costa, acusou na quarta-feira António José Seguro de ter escolhido António Parada não por ser melhor para o concelho, mas por ter "a carrocinha de votos maior".

Pedro da Vinha Costa falava no encerramento do comício da candidatura "Para Matosinhos Vencer e endureceu o seu discurso contra o independente Guilherme Pinto - que disse ser o candidato socialista na clandestinidade" - e contra o opositor do PS, António Parada, considerando que são "dois galos para um só poleiro".

"António Parada, que era o homem da carrocinha dos votos, um belo dia disse: mas espera aí, se eu é que tenho a carrocinha dos votos, por que carga de água é que hei de os dar aos outros? Que interessa se eu sou capaz ou se não sou capaz. Eu é que tenho os votos, portanto sou eu que vou para lá", disse, em tom irónico.

O candidato do PSD prosseguiu no mesmo tom, afirmando que perante a disputa entre Guilherme Pinto e António Parada, o secretário-geral do PS, António José Seguro, terá dito: "que chatice, lá estão aqueles tipos em Matosinhos outra vez às turras. E vão-me obrigar a escolher não o que é melhor para Matosinhos, mas o que tem a carrocinha de votos maior".

Pedro da Vinha Costa mostrou-se confiante na vitória de dia 29 de setembro, considerando que o atual presidente da câmara não vai ganhar a corrida porque "não merece" e o candidato do PS também vai perder "porque não está preparado" para o cargo.

Antes do candidato, o ex-líder do PSD Marques Mendes também já tinha criticado a atuação do PS no concelho de Matosinhos, considerando que "um partido que usa o concelho para fazer experiências políticas é um partido que não merece ser premiado".

"António José Seguro fez uma mudança porque lhe dá jeito António Parada porque lhe dá mais votos internamente para ele, hoje para amanhã, se garantir na liderança do PS. Nada disto tem a ver com Matosinhos", condenou.

Na opinião do comentador político, a "vergonha" que se passa em Matosinhos deve levar, no dia 29, "a um cartão vermelho ao PS e aos falsos independentes" que concorrem no concelho.

"Infelizmente, também há disso no seio do PSD. É lamentável da mesma maneira", disse ainda, referindo-se aos que no momento em que perdem o "poleiro" se apresentam como independentes esquecendo as convicções partidárias que tinham até então.

Além de Pedro da Vinha Costa, Guilherme Pinto e António Parada concorrem em Matosinhos os candidatos Manuel Maio (CDS-PP), José Pedro Rodrigues (CDU), Fernando Queiroz (Bloco de Esquerda) e Orlando Cruz (PTP).

JF // JLG

Lusa/fim

+ notícias: Política

Presidenciais. Rui Moreira anuncia voto em Seguro na segunda volta

O ex-presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, que foi mandatário nacional do candidato presidencial Luís Marques Mendes, anunciou que vai apoiar António José Seguro na segunda volta em detrimento de André Ventura.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".