Parque empresarial de Monção que prevê 1.250 empregos arranca em Outubro

| Norte
Porto Canal / Agências

Monção, 17 set (Lusa) - A infraestruturação do MinhoPark de Monção, um parque empresarial com 80 lotes que deverá criar 1.250 empregos, arranca em outubro, com 14 empresas a apresentarem propostas ao concurso internacional lançado por 13,9 milhões de euros.

Segundo anunciou hoje fonte do município de Monção, um dos promotores da obra, a fase de apresentação de propostas já terminou, tendo recebido 14 propostas. Segue-se a fase análise e a adjudicação da obra, em outubro, com o arranque dos primeiros trabalhos de infraestruturação.

O projeto MinhoPark - Parque Empresarial do Noroeste Peninsular prevê uma área total de 90 hectares entre as freguesias de Pinheiros, Troporiz, Mazedo e Lara, tendo como objetivo, segundo os promotores, captar "empresas industriais, projetos inovadoras e empresas em fase de modernização".

Trata-se do segundo maior investimento industrial de sempre no distrito de Viana do Castelo, correspondente a uma "nova geração" de parques industriais, "com capacidade para captar investimentos de todo o noroeste da Península Ibérica, numa lógica de atuação com elevada cooperação empresarial".

A Câmara Municipal de Monção detém 10% do capital da sociedade que vai gerir o empreendimento, cabendo a fatia restante à Associação Industrial do Minho (AIMinho), entidade que garante já existirem contactos por parte de "empresários portugueses e estrangeiros" interessados na instalação.

A primeira fase deste empreendimento vai chegar a uma área de 53 hectares, envolvendo um investimento global de 18 milhões de euros. Neste total inclui-se a obra de infraestruturação, lançada em maio a concurso público pela AIMinho e prevê a sua conclusão num prazo de um ano, depois de iniciados os trabalhos.

Nesta fase foram ainda investidos três milhões de euros na aquisição dos terrenos e mais de 820 mil euros em estudos, projetos e divulgação do empreendimento, o qual prevê gerar 1250 novos postos de trabalho em cinco anos.

O parque, explicam ainda os promotores, será gerido segundo um modelo de condomínio empresarial, "o que significa que a gestão de áreas como a segurança, o ambiente, a energia e as telecomunicações será efetuada de forma comum e central".

"Esta sinergia e articulação de necessidades relacionadas com a prática empresarial permitirá às empresas ali localizadas reduzir significativamente os gastos inerentes às suas atividades produtivas ou de serviços", sublinham os promotores.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Jovens detidos em flagrante delito por tráfico de droga em Aveiro

Dois jovens de 18 anos foram detidos em flagrante delito, esta sexta-feira, por tráfico de estupefacientes em Aveiro, informou a Polícia de Segurança Pública (PSP) em comunicado enviado às redações. 

Homem de 51 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Aveiro

Um homem de 51 anos foi detido, esta sexta-feira, pela Polícia de Segurança Pública (PSP) por suspeita da prática de violência doméstica em Aveiro, informou aquela força policial em comunicado enviado às redações. 

Duas pessoas resgatadas de rocha "em zona isolada" no rio Minho

Dois espanhóis com cerca de 30 anos de idade foram resgatados durante a noite deste sábado no rio Minho.