Obras finalistas do Prémio Sonae Media Art no Museu do Chiado

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 16 nov (Lusa) -- A exposição dos artistas finalistas da primeira edição do Prémio Sonae Media Art, cujo vencedor arrecadará 40 mil euros, abre ao público no próximo sábado, no Museu do Chiado -- Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC), em Lisboa.

Este é, segundo os organizadores, "o maior prémio nacional de arte na área dos novos media", ao qual são finalistas obras inéditas de Diogo Evangelista, Tatiana Macedo, Rui Penha e Patrícia Portela, e do coletivo Musa Paradisíaca, formado por Miguel Ferrão e Eduardo Guerra.

Cada um dos finalistas recebeu uma bolsa de cinco mil euros para desenvolver o trabalho que se expõe no museu lisboeta, até 31 de janeiro próximo.

Os cinco artistas finalistas apresentam obras em que se "destaca a diversidade e a complexidade de linguagens artísticas que o conceito de 'media art' envolve", segundo comunicado da organização.

"Através dos cinco projetos finalistas, são questionados os limites percetivos da arte, colocando conceitos como a interatividade, o caráter performativo e imersivo, em destaque na formulação do diálogo com o espetador", afirma a mesma fonte, acrescentando que estes projetos também refletem sobre "os tradicionais limites da ciência e da arte, e dos papéis do artista e do espetador, diante de um novo mapa artístico em que a comunicação será também ela forjada numa crescente virtualidade".

Ao prémio apresentaram-se "mais de uma centena e meia de candidaturas", e o vencedor é anunciado no dia 11 de dezembro.

O júri é constituído Lori Zippay, diretora executiva da Electronic Arts Intermix, de Nova Iorque, o cineasta Marco Martins e João Silvério, curador de arte contemporânea.

"O júri privilegiará os trabalhos em linguagem multimédia, dando particular relevo às dinâmicas interdisciplinares das obras apresentadas a concurso que têm correspondência e corroboram a sua coerência nos percursos artísticos dos cinco finalistas, que reúnem as condições de qualidade artística e conceptual, inovação de projeto e capacidade interdisciplinar no entendimento do conceito 'media art'", esclarece uma comunicado da organização enviado à Lusa.

Segundo a mesma fonte, o Prémio Sonae Media Art visa "promover espaços de experimentação e incentivar o surgimento de novos conceitos na área da 'media arte', cuja versatilidade e qualidade têm vindo a ser consistentes com as principais linhas de atuação dos mais influentes centros de arte internacionais, distinguindo os artistas cujo trabalho incide sobre o multimédia como suporte e/ou tema, quer de uma forma exploratória e inovadora, quer sob um ponto de vista crítico e histórico".

O prémio abrange diferentes formas de criação contemporânea, "desde a imagem ao som, incluindo a exploração do media vídeo, computação, som e mixed-media", bem como "outras formas de arte como a performance, a dança, o cinema, o teatro ou a literatura poderão ser incorporadas".

NL // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Provedoria de Justiça recebeu queixas sobre atuação de juntas de freguesia para com migrantes

A Provedoria de Justiça recebeu quatro queixas sobre a atuação de juntas de freguesia que têm “uma componente essencial” relacionada com os direitos dos migrantes, disse à Lusa fonte oficial do organismo.

Meteoro ilumina o céu na noite deste sábado

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50.

As imagens do meteoro que pintou o céu na noite deste sábado

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50.