Domingos Névoa investigado pela compra da Everjets

Domingos Névoa investigado pela compra da Everjets
| País
Porto Canal (IYB)

O Ministério Público e a Polícia judiciária (PJ) estão a investigar a compra da maioria do capital da empresa de aviação Everjets, por parte do empresário Domingos Névoa. Isto porque a empresa tinha ganho, dias antes, um concurso para actuar e manter os helicópteros do Estado.

Durante a finalização do contrato de 46 milhões, era factor público que a Everjets tinha vencido o concurso, para funcionar e conservar os helicópteros para quatro anos, já que, a 22 de Dezembro de 2014, foi assinado um despacho pelo presidente da Autoridade Nacional de Protecção Civil que conferia a proposta à Everjets.

No dia 6 de Fevereiro de 2015 foi feita a aquisição, ainda antes da formalização do contrato de 46 milhões de euros assinado pelo genro e representante da empresa de Domingos Névoa, Ricardo Dias. Este piloto, que já estaria há algum tempo na Everjets, ocupou a posição de vice-presidente da sociedade, no início do mês de Janeiro.

A razão da suspeita será um email que o ex-ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, terá enviado ao seu ex-sócio, Jaime Gomes contendo o caderno de encargos do concurso público, dias antes do anúncio, em Julho de 2014.

Uma fonte oficial da Everjets confirmou ao Público que a empresa decidiu não levantar o caderno de encargos para não alertar a concorrência, que teve conhecimento das regras de participação através de um elemento terceiro e que “cumpriu a lei e os termos do concurso”.

+ notícias: País

Provedoria de Justiça recebeu queixas sobre atuação de juntas de freguesia para com migrantes

A Provedoria de Justiça recebeu quatro queixas sobre a atuação de juntas de freguesia que têm “uma componente essencial” relacionada com os direitos dos migrantes, disse à Lusa fonte oficial do organismo.

Meteoro ilumina o céu na noite deste sábado

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50.

As imagens do meteoro que pintou o céu na noite deste sábado

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50.