Antiga estação de comboios de Monção vira sede de banda de música
Porto Canal / Agências
Monção, 16 set (Lusa) - A centenária estação de comboios de Monção, desativada em 1989 com o fim da linha férrea que servia aquela vila, vai ser transformada em sede da banda filarmónica do concelho, disse hoje à Lusa fonte municipal.
A estação integrava o prolongamento da linha ferroviária desde Valença, concluído em 1915, mas que nunca chegou ao concelho vizinho de Melgaço, como também estava projetado.
A linha entre Valença e Monção, paralela ao rio Minho, acabaria por ser desativada em 1989, sendo transformada, há cerca de uma década, numa ecopista de 13 quilómetros a ligar os dois concelhos.
Há mais de vinte anos que aquela estação, em pleno centro histórico da vila, não tem qualquer utilização, com a autarquia a anunciar agora a decisão de requalificar e adaptar o edifício para sede da Banda Musical de Monção, substituindo a construção de um espaço de raiz.
"O qual implicaria um maior dispêndio monetário e muita indefinição quanto ao financiamento devido ao aperto orçamental decorrente da atual conjuntura", explicou fonte municipal.
Esta solução, garante ainda a Câmara de Monção, foi trabalhada e acordada com a direção daquela filarmónica, cuja existência remonta a finais do século XVIII, e o projeto será alvo de uma candidatura a fundos comunitários.
"Inserido numa área extensa com significativo movimento automóvel e pedonal, o edifício da antiga estação da CP será agora objeto de um projeto de reformulação e beneficiação no interior e exterior", acrescentou a mesma fonte.
A Banda Musical de Monção ocupa atualmente o antigo quartel dos bombeiros voluntários do concelho, imóvel localizado no centro histórico da vila, disponibilizado pela autarquia.
PYJ // JGJ
Lusa/fim
