Antiga estação de comboios de Monção vira sede de banda de música

| Norte
Porto Canal / Agências

Monção, 16 set (Lusa) - A centenária estação de comboios de Monção, desativada em 1989 com o fim da linha férrea que servia aquela vila, vai ser transformada em sede da banda filarmónica do concelho, disse hoje à Lusa fonte municipal.

A estação integrava o prolongamento da linha ferroviária desde Valença, concluído em 1915, mas que nunca chegou ao concelho vizinho de Melgaço, como também estava projetado.

A linha entre Valença e Monção, paralela ao rio Minho, acabaria por ser desativada em 1989, sendo transformada, há cerca de uma década, numa ecopista de 13 quilómetros a ligar os dois concelhos.

Há mais de vinte anos que aquela estação, em pleno centro histórico da vila, não tem qualquer utilização, com a autarquia a anunciar agora a decisão de requalificar e adaptar o edifício para sede da Banda Musical de Monção, substituindo a construção de um espaço de raiz.

"O qual implicaria um maior dispêndio monetário e muita indefinição quanto ao financiamento devido ao aperto orçamental decorrente da atual conjuntura", explicou fonte municipal.

Esta solução, garante ainda a Câmara de Monção, foi trabalhada e acordada com a direção daquela filarmónica, cuja existência remonta a finais do século XVIII, e o projeto será alvo de uma candidatura a fundos comunitários.

"Inserido numa área extensa com significativo movimento automóvel e pedonal, o edifício da antiga estação da CP será agora objeto de um projeto de reformulação e beneficiação no interior e exterior", acrescentou a mesma fonte.

A Banda Musical de Monção ocupa atualmente o antigo quartel dos bombeiros voluntários do concelho, imóvel localizado no centro histórico da vila, disponibilizado pela autarquia.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Menezes contra criação de centro cardíaco no Porto que “esvazia” Gaia

O presidente da Câmara de Gaia considerou esta quinta-feira como “muito preocupante e grave” a intenção de se criar um centro de cirurgia cardíaca no Hospital Santo António, no Porto, “esvaziando” aquele serviço do Hospital de Gaia com “propostas mais atrativas”.

PS de Gaia propõe repor apoio ao passe dos idosos e transmissão das reuniões de câmara

Os vereadores do PS em Gaia vão propor, numa reunião extraordinária a seu pedido, a reposição do apoio aos passes dos idosos e a transmissão 'online' das reuniões do executivo, segundo requerimentos a que a Lusa teve acesso.

Presidente da ULS Santo António no Porto julgado no Tribunal de Contas em abril

O presidente da Unidade Local de Saúde de Santo António, no Porto, e membros do conselho de administração vão ser julgados no Tribunal de Contas em abril por alegadas irregularidades na contratação de serviços, segundo página oficial do tribunal.