Comité Central do PCP confirma acordo para Governo PS

Comité Central do PCP confirma acordo para Governo PS
| Política
Porto Canal

O Comité Central do PCP aprovou hoje o acordo negociado com o PS para a viabilização de um Governo socialista, suportado no parlamento também por BE e PEV, anunciou o secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa.

Após oito horas de reunião na sede nacional da rua Soeiro Pereira Gomes, e numa conferência de imprensa com o equipamento de som pouco cooperativo, provocando várias interrupções, o líder do PCP assumiu também que se reafirma "a decisão do PCP de apresentar moção de rejeição ao programa de Governo PSD/CDS".

"A abordagem e avaliação recíproca entre o PS e o PCP permitiu identificar um conjunto de matérias onde é possível assegurar uma ação convergente".

O PS ainda reúne hoje a sua Comissão Política, pelas 21:30, no largo do Rato, depois de a Comissão Nacional ter aprovado o "Programa de Governo para a XIII Legislatura", proposto pelo secretário-geral, António Costa, após negociações com BE, PCP e PEV.

Os dirigentes socialistas presentes aprovaram sábado o acordo por esmagadora maioria: 163 votos a favor, sete contra e duas abstenções.

+ notícias: Política

Presidente da República apela a solidariedade institucional que garanta estabilidade em 2025

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, alertou para a necessidade de solidariedade institucional e cooperação estratégica em 2025, que garanta que o país tem estabilidade e previsibilidade.

As reações dos partidos à mensagem de Ano Novo do Presidente da República

Após a tradicional mensagem de Ano Novo do presidente da Presidente da República, os partidos com assento parlamentar reagiram às palavras de Marcelo Rebelo de Sousa. O PSD assinala “especial sintonia” entre mensagens de PR e PM, o PS partilha das preocupações de Marcelo mas não confia no Governo para as resolver. Já o Chega queria ter ouvido falar de saúde e insegurança, o Iniciativa Liberal critica "grande ausência" da reforma do Estado, o Bloco de Esquerda estranha que PR esqueça saúde e educação públicas, habitação e “genocídio” em Gaza. Já o PCP diz que é preciso "paz e cooperação", o Livre classifica a mensagem como "muito derrotista", o PAN espera que Montenegro dê ouvidos a "recados" de PR e o CDS diz que é fundamental haver triunfo do bom senso.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.