Albergue de Ponte de Lima recebeu 20.000 peregrinos em 4 anos de funcionamento

| Norte
Porto Canal / Agências

Ponte de Lima, 28 mai (Lusa) - O albergue de peregrinos de Ponte de Lima, que representou um investimento de meio milhão de euros, recebeu 20.000 pessoas em quatro anos de funcionamento, marca atingida este domingo por um cidadão suíço, anunciou hoje o município.

"O peregrino para pernoitar registado com o número 20.000 foi um cidadão de nacionalidade suíça que não escondeu o contentamento e alegria pela agradável surpresa que o seu caminho [de Santiago] lhe reservou", disse a mesma fonte.

Em funcionamento desde 17 de julho de 2009, esta estrutura está aberta todos os dias e apoia peregrinos que se dirigem a Santiago de Compostela, Galiza (Espanha) ou a Fátima, mas também "a outros locais de peregrinação".

Às 20.000 pernoitas contabilizadas, a Câmara de Ponte de Lima diz somarem-se "as muitas centenas que procuram o albergue apenas para carimbar a Credencial do Peregrino", mas que optam pelo alojamento em estruturas hoteleiras do concelho.

Trata-se de um equipamento que resultou da recuperação da Casa do Arnado, que estava em adiantado estado de degradação, após um investimento municipal de meio milhão de euros.

Disponibiliza espaço para a pernoita de 50 pessoas, além de cozinha, sala de refeições, lavandaria, sala de estar/convívio, instalações sanitárias com água quente e acesso gratuito à Internet.

Segundo a Câmara, Ponte de Lima é "um ponto de passagem obrigatória" para os peregrinos que percorrem, nomeadamente, o Caminho de Santiago pelo interior do distrito de Viana do Castelo, sendo este albergue o terceiro do Alto Minho.

O primeiro abriu em fevereiro de 2005, em Valença, na antiga casa dos magistrados, adquirida ao Ministério da Justiça pela Câmara local por 235.000 euros, expressamente para dotar o concelho de um espaço para acolher os peregrinos que por ali passam rumo a Santiago de Compostela.

O segundo albergue do distrito foi inaugurado em maio de 2006 em Rubiães, Paredes de Coura, tendo nascido na antiga escola primária daquela freguesia, que estava desativada há anos.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Metro Mondego já custou pelo menos 327 milhões em 30 anos de história

O Metro Mondego, projeto que conta com 30 anos de avanços e recuos, custou, até ao momento, pelo menos 327 milhões de euros, entre estudos, gastos administrativos e empreitadas, de acordo com documentos consultados pela agência Lusa.

Colisão em Barcelos faz dois feridos graves

Um acidente entre duas viaturas na freguesia de Mariz, em Barcelos, fez dois feridos graves confirmou fonte do Comando Sub-Regional Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área do Cávado ao Porto Canal.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.