Guia eletrónico de Viana sugere percursos conforme dificuldades de mobilidade

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 11 set (Lusa) - O interface de transportes de Viana do Castelo passou hoje a disponibilizar, através de um guia eletrónico, um roteiro turístico da cidade que recomenda automaticamente os percursos ideais para três grupos de utilizadores com dificuldades de mobilidade.

O projeto, denominado pelo município de "Viana para todos", disponibiliza aos utilizadores os "melhores percursos" para aceder, a partir do interface de transportes, a edifícios públicos e de interesse turístico na cidade.

Acessível através de um equipamento virtual, esta plataforma integra três grupos em função dos problemas de mobilidade: Pessoas em cadeira de rodas (mobilidade reduzida); com dificuldades sensoriais (visuais e auditivas) e temporariamente condicionadas ou com dificuldades para percorrer longas distâncias (grávidas, crianças idosos).

Em função destes três grupos e dos destinos pretendidos, como edifícios municipais, equipamentos de saúde ou sociais, polícia, tribunais, correios, finanças ou museus, o sistema sugere ao utilizador o melhor percurso com a menor distância ou para evitar, por exemplo, mudanças de sentido, passadeiras e o menor número de obstáculos pelo caminho.

Trata-se de uma plataforma tecnológica promovida pela Câmara de Viana do Castelo, desenvolvida em conjunto com instituições de ensino superior e técnicos locais. Está instalada, para já, no interface de transportes da cidade, onde se concentra a chegada à cidade de passeiros em autocarros, comboios ou por táxi.

"É o ponto principal de chegada de milhares de pessoas todos os dias e esta plataforma vai servir para todos. Qualquer pessoa que precise de uma informação sobre um destino na cidade poderá obtê-la aqui, com a indicação da melhor forma de lá chegar", explicou, durante o lançamento da plataforma "Viana para todos", o presidente da Câmara, José Maria Costa.

PYJ // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Novos dados. Homem morre atropelado por autocarro num passeio em Braga

Um autocarro dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) atropelou mortalmente um homem em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Cávado.

Vão nascer 30 novas casas de renda acessível no Marco de Canaveses

Marco de Canaveses vai construir 30 apartamentos de renda acessível, em Rio de Galinhas, casas que se vão juntar às 61 já em construção na sede do concelho, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, segundo o município.

Carro consumido pelas chamas na A1 em Santa Maria da Feira

Um automóvel foi consumido pelas chamas na Autoestrada 1 no sentido Norte-Sul, ao quilómetro 276, em Santa Maria da Feira.