Costa diz que tem trabalhado na "plataforma de um Governo"

| Política
Porto Canal com Lusa

O secretário-geral do PS considerou hoje importante, interessante e produtiva a reunião com o Presidente da República, onde falou do trabalho que tem realizado com as diferentes forças política para a constituição da "plataforma de um Governo".

"Todos temos estado a trabalhar não no programa de cada um dos partidos - cada um tem a sua própria autonomia e expressa aquilo que é posição de cada um dos partidos - mas, a trabalhar naquilo que importa, trabalhar na plataforma de um Governo", afirmou o secretário-geral socialista, António Costa, em declarações aos jornalistas no Palácio de Belém, no final de um encontro de duas horas com o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva.

Adiantando esperar ter até ao final da semana "uma avaliação final" do trabalho que está a realizar com as diferentes forças políticas para transmitir ao chefe de Estado, António Costa referiu que para já transmitiu a "avaliação preliminar" que faz dos contactos que já manteve e sobre a criação de condições para exista um Governo "estável, credível e consistente".

Um executivo para os próximos quatro anos, acrescentou o secretário-geral do PDS, e que dê "tradução política àquilo que é a vontade da esmagadora maioria dos portugueses expressa de uma forma muito clara nas eleições de que haja mudança de políticas".

Escusando-se a tirar já conclusões sobre os encontros que tem mantido ao longo dos últimos dias, António Costa não quis igualmente revelar com que impressão sai de Belém em relação à posição de Cavaco Silva.

"Não sou médico, nem enfermeiro para poder medir o pulso ao senhor Presidente da República e não vou avaliar posições do Presidente da República", disse.

Da sua parte, continuou, transmitiu ao chefe de Estado o seu entendimento de que "a mudança de política em Portugal se deve desenvolver de acordo com quatro objetivos principais": "o respeito pelos compromissos internacionais de Portugal tendo em vista a participação ativa de Portugal no quadro da União Económica e Monetária e tendo em vista reforçar as políticas de convergência e de união na União Europeia".

"Ninguém tendo maioria, todos temos que ter a humildade de ter um esforço de aproximação às posições políticas de uns e outros. Tenho encontrado, felizmente, por parte de várias forças políticas uma clara distinção daquilo que é a posição do seu programa partidário, daquilo que são as condições mínimas que consideram ser necessárias para viabilizar um Governo e não vi nenhuma delas que não correspondesse às preocupações manifestadas publicamente pelo Presidente da República", sublinhou.

Sobre o "documento facilitador" que a coligação PSD/CDS-PP fez hoje chegar ao PS, António Costa confirmou que quando estava a chegar ao Palácio de Belém foi informado pelo presidente social-democrata do envio, mas referiu que ainda não teve oportunidade de o ler.

Antes de se deslocar ao Palácio de Belém, António Costa já tinha estado hoje reunido com o BE e com o PAN. Na semana passada, o secretário-geral socialista teve encontros com o PCP e a coligação PSD/CDS-PP.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.