Casal procurado em Espanha detido no Alto Minho depois de tentar abandonar filho

| Norte
Porto Canal

A GNR deteve hoje, no Alto Minho, um casal de espanhóis que tentava abandonar um filho recém-nascido no hospital e que era procurado internacionalmente pelo rapto de uma criança de seis anos, filha da mesma mãe.

Fonte daquela força explicou que a detenção dos dois suspeitos - um homem de 26 anos e uma mulher de 27 - foi concretizada ao início da tarde de hoje, "em flagrante delito", por militares da GNR em Paredes de Coura e em Moledo, no concelho de Caminha.

A investigação foi provocada por uma denúncia anónima enviada para a GNR de Vila Praia de Âncora (Caminha), "dando conta de uma situação burlesca de tentativa de abandono de um recém-nascido", após parto, no hospital de Viana do Castelo.

"A parturiente era precisamente a suspeita, que desejava abandonar o referido estabelecimento hospitalar, mesmo sem alta médica, porquanto se fazia identificar sob identidade falsa", explicou a mesma fonte.

Os dois suspeitos são ambos de nacionalidade espanhola e têm residência conhecida na região das Astúrias, Espanha. A GNR confirmou, no decurso da investigação, que tinham pendente um mandado de detenção internacional, emitido pela Interpol.

Eram procurados pela alegada autoria de um crime de sequestro, em julho de 2013, de menina de 6 anos, precisamente a filha da suspeita, e a quem tinha sido retirada a tutela.

"A criança sequestrada, bem como dois irmãos desta, foram entregues aos cuidados de uma entidade indicada pela comissão de proteção de crianças e jovens em risco", indicou a GNR.

O homem já tinha sido condenado em Espanha pelos crimes de sequestro, roubo e burla e a mulher por homicídio.

Ambos vão ser presentes ao Ministério Público do Tribunal da Relação de Guimarães, para decidir a respetiva extradição.

+ notícias: Norte

Ponte móvel de Leixões, a quarta maior do mundo, vai encerrar para obras

A APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo publicou em Diário da República, esta quinta-feira, um concurso público para a modernização da Ponte móvel de Leixões. O prazo de execução é de 425 dias, o correspondente a 14 meses.

Detido no Norte jovem de 17 anos suspeito de crimes violentos

Um jovem de 17 anos foi detido no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, divulgou a Polícia Judiciária.

Vão ser criados 51 novos empregos em Estarreja para construir habitação “mais acessível” e “mais rápida”

Os grupos Casais e Secil vão investir 15 milhões de euros em uma nova fábrica em Estarreja, que vai dedicar-se à construção industrializada.