Costa diz que INE tornou "claro" que programa PSD/CDS-PP assenta numa "ficção"

| Política
Porto Canal com Lusa

Águeda, 23 set (Lusa) - O secretário-geral do PS, António Costa, disse hoje que os números do Instituto Nacional de Estatística (INE) sobre o défice tornam "claro" que o programa "fantasioso e aventureirista" de PSD e CDS-PP assenta numa ficção.

"Ficou absolutamente claro que as contas daquele programa de estabilidade assentavam numa ficção. (...) Para todas as contas daquele programa baterem certas seria necessário uma redução muito significativa do serviço da dívida da república portuguesa ao longo dos próximos anos", vincou Costa numa intervenção num almoço-comício em Águeda, no distrito de Aveiro.

O Governo de maioria, sustentou, passou "mais de um ano a disfarçar um problema que era indisfarçável", o do Novo Banco, e o programa de estabilidade apresentado em Bruxelas "foi por água abaixo e é absolutamente insustentável".

A capitalização do Novo Banco fez o défice orçamental de 2014 subir para 7,2% do Produto Interno Bruto (PIB), um valor que fica acima dos 4,5% reportados anteriormente, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que assinalou que as administrações públicas registaram um défice orçamental de 12.446,2 milhões de euros em 2014.

Já o documento programático socialista para as eleições, advogou Costa, "mantém-se sólido, credível e é a base de confiança para a produção de uma nova política".

PPF // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Governo diz que há “muito que corrigir na política de migrações"

O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, disse este sábado que Portugal tem “muito que corrigir na política de migrações” e que o Governo quer desenvolver um sistema de acolhimento e de integração “que seja humano e que funcione”.

Secretário-geral do PS manifesta "muita preocupação" com posição de Aguiar-Branco

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), Pedro Nuno Santos, manifestou este sábado “muita preocupação” com a posição assumida pelo presidente da Assembleia da República (AR), José Aguiar-Branco (PSD), quanto ao que considera ser “um discurso xenófobo” do líder do Chega.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.