Quatro restaurantes do Norte venceram o Concurso Vinhos Verdes e Gastronomia

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 17 set (Lusa) - Quatro restaurantes da região Norte e a Escola de Hotelaria e Turismo do Douro-Lamego são os vencedores do VIII Concurso Vinhos Verdes e Gastronomia, que visa promover aquele vinho, em harmonização com a gastronomia.

Promovido pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), o concurso deste ano juntou " alguns dos mais prestigiados restaurantes e escolas de hotelaria de todo o país", realçou aquele organismo, em nota enviada à agência Lusa.

Os estabelecimentos concorrentes criaram "um total de 81 menus, que competiram nas categorias Cozinha de Autor, Internacional e Tradicional, e ainda na categoria Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal", informou ainda a CVRVV.

Os vencedores da edição deste ano são os restaurantes Aidé, de Paços de Ferreira, Brasão, de Felgueiras, Largo do Paço, de Amarante, e Ristorante e Pizzaria Ralenti, de Viana do Castelo, os quais foram distinguidos com medalhas de ouro num jantar efetuado esta quinta-feira, no Porto.

Neste concurso foram ainda premiados mais 14 restaurantes, nove com a medalha de prata e cinco com a de bronze, de acordo com a CVRVV.

As escolhas couberam a um júri composto por Agostinho Peixoto, presidente da Associação de Profissionais de Turismo de Portugal, Bruno Almeida, provador da CVRVV, Fernando Melo, crítico de vinhos e comida, José Silva, jornalista de vinhos e gastronomia, e Renato Cunha, chefe de cozinha do restaurante Ferrugem (Famalicão).

O júri avaliou uma refeição completa - entrada, prato principal e sobremesa -, em harmonização com os vinhos verdes propostos pelos concorrentes.

José Silva, jurado há vários anos deste concurso, disse à Lusa que, "em termos gerais, a qualidade média dos pratos concorrentes tem vindo a subir e há, na hotelaria, cada vez mais a noção de que a harmonização é muito importante ". Nesta edição, acrescentou, "as medalhas de ouro foram para coisas de topo" e não ofereceram dúvidas.

Concorreram 28 restaurante de todo o país. Segundo frisou José Silva, "alguns concorrem todos os anos e já tiveram ouro, prata e bronze".

A cerimónia de entrega dos prémios do Concurso Vinhos Verdes e Gastronomia assinala também o 107.º aniversário da região demarcada respetiva.

AYM // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Homem baleado numa urbanização em Famalicão

Um homem foi esta segunda-feira baleado numa urbanização na cidade de Vila Nova de Famalicão, distrito de Braga, tendo sido atingido num braço, disse fonte policial.

Câmara e Estado não têm de pagar mais de 10 milhões a concessionário do Cais de Gaia

A Câmara de Gaia e o Estado não têm de indemnizar em 10,4 milhões de euros a concessionária do Cais de Gaia, tal como esta pedia, após um decreto-lei prever a extinção das concessões em domínio público hídrico.

Terceiro dia de buscas por casal desaparecido na Póvoa de Varzim termina sem sucesso

As buscas pelas duas pessoas que alegadamente desapareceram no mar, junto ao molhe norte da Póvoa de Varzim, foram interrompidas ao início da noite sem que se tivessem encontrado as vítimas, revelou em comunicado a Autoridade Marítima Nacional (AMN).