Info

Quatro restaurantes do Norte venceram o Concurso Vinhos Verdes e Gastronomia

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 17 set (Lusa) - Quatro restaurantes da região Norte e a Escola de Hotelaria e Turismo do Douro-Lamego são os vencedores do VIII Concurso Vinhos Verdes e Gastronomia, que visa promover aquele vinho, em harmonização com a gastronomia.

Promovido pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), o concurso deste ano juntou " alguns dos mais prestigiados restaurantes e escolas de hotelaria de todo o país", realçou aquele organismo, em nota enviada à agência Lusa.

Os estabelecimentos concorrentes criaram "um total de 81 menus, que competiram nas categorias Cozinha de Autor, Internacional e Tradicional, e ainda na categoria Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal", informou ainda a CVRVV.

Os vencedores da edição deste ano são os restaurantes Aidé, de Paços de Ferreira, Brasão, de Felgueiras, Largo do Paço, de Amarante, e Ristorante e Pizzaria Ralenti, de Viana do Castelo, os quais foram distinguidos com medalhas de ouro num jantar efetuado esta quinta-feira, no Porto.

Neste concurso foram ainda premiados mais 14 restaurantes, nove com a medalha de prata e cinco com a de bronze, de acordo com a CVRVV.

As escolhas couberam a um júri composto por Agostinho Peixoto, presidente da Associação de Profissionais de Turismo de Portugal, Bruno Almeida, provador da CVRVV, Fernando Melo, crítico de vinhos e comida, José Silva, jornalista de vinhos e gastronomia, e Renato Cunha, chefe de cozinha do restaurante Ferrugem (Famalicão).

O júri avaliou uma refeição completa - entrada, prato principal e sobremesa -, em harmonização com os vinhos verdes propostos pelos concorrentes.

José Silva, jurado há vários anos deste concurso, disse à Lusa que, "em termos gerais, a qualidade média dos pratos concorrentes tem vindo a subir e há, na hotelaria, cada vez mais a noção de que a harmonização é muito importante ". Nesta edição, acrescentou, "as medalhas de ouro foram para coisas de topo" e não ofereceram dúvidas.

Concorreram 28 restaurante de todo o país. Segundo frisou José Silva, "alguns concorrem todos os anos e já tiveram ouro, prata e bronze".

A cerimónia de entrega dos prémios do Concurso Vinhos Verdes e Gastronomia assinala também o 107.º aniversário da região demarcada respetiva.

AYM // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Associação de Agricultores queixa-se dos problemas a longo prazo, caso não chova

A Associação de Agricultores de Trás-os-Montes, representada pelo Engenheiro Agrónomo Jorge Nuno, queixou-se nos problemas a longo prazo, nomeadamente nos problemas de crescimento nas árvores, caso não chova ou caia neve "para haver um armazenamento de água no solo".

Mãe pede ajuda para encontrar filha de 16 anos desaparecida no Porto. Camisola e casaco da jovem encontrados no mar

Uma mãe pediu ajuda para encontrar filha de 16 anos que está desaparecida no Porto desde a manhã da passada segunda-feira. A PSP disse ao Porto Canal que recebeu o alerta na manhã da passada segunda-feira e, desde aí estão a fazer várias diligências, desde tentativas de localização através de dispositivos eletrónicos, localização de alguns locais.

Uma fonte da Polícia Marítima confirmou ao Porto Canal que o casaco e camisola da jovem de 16 anos foram encontrados no mar, na tarde desta terça-feira.

Centro de vacinação de Coimbrões conta com mais capacidade para casa aberta 

O novo centro de vacinação de Coimbrões, em Vila Nova de Gaia, conta com "mais capacidade e liberdade para a vacinação em casa aberta", disse a enfermeira responsável Cláudia Silveira, em declarações ao Porto Canal.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.