Nunca tantos reclusos requereram para exercer o seu direito do voto

Nunca tantos reclusos requereram para exercer o seu direito do voto
| Política
Porto Canal (LYV)

O número de requerimentos para participação no sufrágio para as legislativas de 4 de outubro, por parte dos reclusos portugueses, atinge valores históricos. Contudo, ainda não existem dados oficiais. 

Nesta segunda-feira termina o prazo para que os reclusos manifestem a sua intenção de voto aos serviços prisionais, o Jornal de Notícias (JN) avança que este ano o número de requirimentos atingirá um valor história, embora ainda não existam dados oficiais. 

No Estabelecimento Prisional Regional de Braga, por exemplo, sabe-se que 98% dos reclusos manifestaram a sua intenção de voto. Apenas os reclusos estrangeiros, ficaram de fora desta percentagem.

Para Vítor Ilharco, da Associação Portuguesa de Apoio ao Recluso, os motivos que permitem explicar este "fenónemo" têm que ver com o “facto de a população reclusa ter mudado completamente em 20 anos e ser muito mais letrada”, como explicou ao JN.

 

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.