Sondagens: houve "cambalhota" na frente

Sondagens: houve "cambalhota" na frente
| Política
Porto Canal (LYV)

A vitória de Pedro Passos Coelho e Paulo Portas, no dia 4 de Outubro, é avançada pela mais recente sondagem da Aximage. O Partido Socialista regista uma descida de 4,3%.

As mais recentes sondagens da Aximage, publicados na quarta-feira passada, atribuem a vitória à coligação PSD/CDS com uma vantagem de 5,6% face o Partido Socialista (PS). Esta é a primeira vez que a coligação surge em primeiro lugar nas intenções de voto. 

A sondagem elaborada pela empresa Aximage, revela os primeiros dados após a libertação de José Sócrates. Analisando os resultados da última sondagem elaborada pela Aximage - em Julho de 2015 - o PS desceu 4,7 % e a coligação subiu 1,1%. 

A categoria que inclui indecisos, "outros partidos", votos em branco e votos nulos também cresceu de 10% para 11%, mantendo o terceiro posto da sondagem de Aximage.

Os restantes partidos registaram também um aumento: o PCP, o Bloco de Esquerda, o Livre e o Partido Democrático Republicano cresceram 1%, 0,6%, 0,3% e 0,4%, respectivamente.

Sondagens Eurosondagem - Setembro de 2015

Na mais recente sondagem da Eurosondagem, também se denota uma descida dos socialistas - que registam um decréscimo de 0,3% entre Agosto e Setembro. A coligação, por sua vez, cresce 0,2% quando analisadas as duas sondagens executadas pela Eurosondagem.

A CDU também regista um crescimento de 0,4%, por sua vez, verifica-se uma descida de 0,4% no que diz respeito ao BE. 

A categoria que inclui indecisos, "outros partidos", votos em branco e votos nulos cresceu 1%. Os dados registados quanto ao PDR (2,3%) e ao Livre (1,7%), não se alteraram. 

Sondagens Eurosondagem - Agosto de 2015

Durante o último mês, uma sondagem da Eurosondagem revelava a vitória dos socialistas sob a coligação, com uma diferença de 1,5%. O Partido Comunista e a categoria designada de "outros" - que inclui indecisos, "outros partidos", votos em branco e votos nulos - estavam separados por uma décima, sendo que o PCP se encontra uma posição acima da categoria "outros".

O BE reunia 5%, por sua vez, o PDR registava 2,3% e o Livre 1,7%.

Sondagens Aximage - Julho de 2015

Nas sondagens de Julho de Aximage, ainda era muito evidente o empate entre as duas forças políticas, que se têm alternando no poder. Isto porque a diferença entre o PS - que liderava à epóca - e o PSD era de 0,2%. 

A categoria "OUTROS" precedia a CDU (7,5%), o BE (4%), o PDR (1,4%) e o Livre (1,3%), com 10%. 

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.