Pneumonia: a doença pulmonar que mais mata em Portugal

Pneumonia: a doença pulmonar que mais mata em Portugal
| País
Porto Canal (LYV)

A doença pulmonar que mais mata em Portugal é a pneumonia, o que contraria a tendência dos restantes estados-membros da União Europeia (UE) onde o cancro do pulmão é a principal causa de óbito.

Segundo dados de 2012 do Eurostat, a doença pulmonar que mais mata na UE é o cancro do pulmão. Portugal, é uma excepção à regra, onde a pneumonia é a doença pulmonar com maior registo de óbitos.

Em Portugal, cerca de 17.500 pessoas faleceram vítimas de doenças pulmonar, o que representa 16,3% dos óbitos durante o ano de 2012. O cancro do pulmão surge logo após à pneumonia como causa de morte por doença pulmonar. 

No que diz respeito à UE, os óbitos por doenças do aparelho respiratórios representavam 13% do número total de óbitos, em 2012.

Em Portugal, registam-se mais falecimento do sexo masculino do que feminino devido a doenças pulmonares, uma tendência que também se verifica nos dados da UE. 

+ notícias: País

Várias escolas fecham portas de Norte a Sul do país em dia de greve da Função Pública

A greve dos trabalhadores da administração pública, que teve início esta sexta-feira às 07h00, levou já ao encerramento de várias escolas de norte a sul do país, disse à agência Lusa o coordenador da Frente Comum, Sebastião Santana.

Docentes do ensino superior pedem respeito por manifestações de alunos

Docentes, investigadores e administrativos do ensino superior juntaram-se numa petição dirigida órgãos dirigentes de universidades e institutos politécnicos portugueses para pedir o respeito do direito de manifestação dos alunos, sem recurso à violência.

Parlamento elege representantes para os conselhos de Defesa, Informações e Segurança

O parlamento elege esta sexta-feira os seus representantes para os conselhos superiores de Defesa, de Informações, de Segurança Interna e de Segurança do Ciberespaço, cujos candidatos foram alvo de um acordo entre PSD e PS.