52 lares de idosos encerrados nos primeiros sete meses de 2015

| País
Porto Canal (LYV)

Até Julho passado o número de encerramentos de instituições de acolhimento de séniores superou os valores do ano anterior. Esses encerramentos resultam de uma subida na frequência das inspecções.  

Segundo adianta o Jornal de Notícias (JN), o número de inspecções em equipamentos sociais aumentou face aos valores de 2014. Das 892 instituições inspeccionadas, 52 originaram o encerramento de lares de idosos.

Os motivos pelos encerramentos variam entre ocorrências detectadas nas próprias instituições e a desregularizações em documentos legais. Entre Maio de 2014 e Julho deste ano, a Segurança Social angariou 16 milhões de euros em coimas praticadas em instituições de acolhimento de séniores. 

João Ferreira de Almeida, o presidente da Associação de Lares e Casas de Repouso de Idosos, declarou ao JN que se estima a existência de "cerca de 2.500 lares clandestinos" no nosso país, "e que cada um [deles] tenha uma média de dez utentes". Acusou ainda a Segurança Social de "fechar os olhos" a esta situação, visto não existir lugar para tanta procura.

+ notícias: País

Carteiristas detidos pela PSP aumentaram 50% este ano. Crime cresce exponencialmente desde 2021

A PSP deteve este ano 141 carteiristas e identificou 341 suspeitos desta prática, número de detenções que aumentou 50% em relação a 2023, segundo dados divulgados por aquela polícia.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.