52 lares de idosos encerrados nos primeiros sete meses de 2015
Porto Canal (LYV)
Até Julho passado o número de encerramentos de instituições de acolhimento de séniores superou os valores do ano anterior. Esses encerramentos resultam de uma subida na frequência das inspecções.
Segundo adianta o Jornal de Notícias (JN), o número de inspecções em equipamentos sociais aumentou face aos valores de 2014. Das 892 instituições inspeccionadas, 52 originaram o encerramento de lares de idosos.
Os motivos pelos encerramentos variam entre ocorrências detectadas nas próprias instituições e a desregularizações em documentos legais. Entre Maio de 2014 e Julho deste ano, a Segurança Social angariou 16 milhões de euros em coimas praticadas em instituições de acolhimento de séniores.
João Ferreira de Almeida, o presidente da Associação de Lares e Casas de Repouso de Idosos, declarou ao JN que se estima a existência de "cerca de 2.500 lares clandestinos" no nosso país, "e que cada um [deles] tenha uma média de dez utentes". Acusou ainda a Segurança Social de "fechar os olhos" a esta situação, visto não existir lugar para tanta procura.