Tribunal de Braga aplica pena suspensa a acusados de burla à PT

| Norte
Porto Canal / Agências

Braga, 04 set (Lusa) - O Tribunal de Braga condenou hoje a 3 anos de prisão, com pena suspensa, dois indivíduos acusados de uma burla que, segundo o Ministério Público, lesou a Portugal Telecom (PT) em um milhão de euros.

Os arguidos foram condenados por burla qualificada.

No processo havia um terceiro arguido, que foi absolvido, porque o tribunal não conseguiu provar o seu envolvimento no caso.

A PT pedia uma indemnização de 1.015.240 euros, o valor do prejuízo que alega ter sofrido, mas o coletivo de juízes remeteu a fixação do valor da indemnização para os tribunais civis, face à "complexidade" do processo.

O Tribunal de Braga apenas deu como provado que a PT "sofreu um prejuízo enorme", sempre superior a 200 unidades de conta [22.400 euros], mas sublinhou que não foi possível apurar o montante exato, por não ter sido carreada para os autos toda uma série de documentação, como faturas e guias.

A burla está relacionada com a venda de cartões PT Hello, entre maio e setembro de 2007, sendo a principal arguida uma comercial da PT, que trabalhava na empresa há mais de 20 anos.

Esta comercial fez uma série de contratos de venda de cartões em nome de pessoas a cujos documentos de identidade teve acesso através dos outros dois arguidos acusados pelo MP.

Em tribunal, o dono de um stand de automóveis de Vizela, ouvido como testemunha, admitiu a hipótese de um dos arguidos, que era seu amigo e da sua inteira confiança, ter fotocopiado os documentos de identidade dos seus clientes, usando-os depois para os contratos com a PT.

Essas pessoas, no entanto, nunca chegaram a receber os cartões, já nem sequer os tinham encomendado.

Aos clientes que comprassem mais de 5.000 cartões, a PT exigia uma garantia bancária ou um cheque visado.

Por isso, e ainda de acordo com a acusação, os arguidos tiveram sempre o cuidado de nunca atingirem aquele limite, embora os contratos atingissem sempre um "elevadíssimo" número de cartões.

Cada cartão custava ao revendedor 4 euros e este vendia-o ao público por 5 euros.

O cliente tinha, por norma, 30 dias para pagar os cartões, embora esse prazo, no caso dos "melhores" clientes, pudesse estender-se até 90 dias.

Entre maio e setembro, foram registados, na área comercial de Braga da PT, mais de 80 novos "bons" clientes, todos muito perto do limite dos 5.000 cartões, o que levou até a empresa a dar os parabéns àquela equipa e a apontá-la como um "exemplo" a nível nacional.

No entanto, em finais de agosto, a PT detetou "um número enorme" de faturas por pagar e contactou, aleatoriamente, dois dos alegados clientes, que garantiram nunca terem procedido à compra de qualquer cartão.

Um porteiro de Nespereira, Guimarães, por exemplo, tem em seu nome uma fatura de 31.440 euros.

Detetada a fraude, a comercial da PT foi suspensa e acabou por ser despedida.

Dos três arguidos, apenas a vendedora compareceu ao julgamento, já que um dos outros, o que acabou absolvido, estará doente e o terceiro emigrado na Suíça.

No final da leitura do acórdão, o advogado da arguida admitiu que deverá recorrer da decisão, enquanto o advogado da PT se escusou a prestar quaisquer declarações aos jornalistas.

 

VCP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.