Movimento "Contra privatização dos Transportes do Porto" realiza hoje cordão humano

Movimento "Contra privatização dos Transportes do Porto" realiza hoje cordão humano
| Norte
Porto Canal com Lusa

O movimento de cidadãos "Contra a privatização dos transportes do Porto" realiza esta terça-feira um cordão humano na estação de metro da Trindade, naquela cidade, em defesa da operação da STCP e da Metro do Porto na esfera pública.

"Exigimos a suspensão imediata do processo de privatização dos Transportes do Porto. Hoje, juntamos todos os cidadãos pela defesa do Metro e da STCP", lê-se na página da Internet do Facebook daquele movimento de cidadãos que na segunda-feira à tarde tinha 598 pessoas a anunciar que iam participar no cordão humano.

O modo "apressado e opaco como está a desenrolar-se este processo [de subconcessão], em período de férias, pretende impedir o esclarecimento adequado dos cidadãos", considera aquele movimento.

Em declarações à Lusa, Gonçalo Carvalho, um elemento do movimento de cidadãos "Contra a privatização dos transportes do Porto", explicou que o cordão humano está marcado para as 18:00 na Estação da Trindade e que foi enviado à Câmara Municipal do Porto um pedido de autorização para realizar o evento.

O movimento de cidadãos "Contra a privatização dos transportes do Porto", que começou com um grupo de amigos e que tem uma página na rede social Facebook, pretende, com o cordão humano, "alertar as pessoas" e informar os cidadãos para tomarem consciência do anúncio do Governo sobre a subconcessão por ajuste direto da STCP e da Metro do Porto.

O Ministério da Economia informou, em comunicado divulgado na semana passada, que "na sequência da impossibilidade jurídica em prosseguir com o concurso público internacional aberto em agosto de 2014, as administrações da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) e Metro do Porto decidiram, sem votos contra de nenhum acionista, a reabertura do procedimento concorrencial da subconcessão da atividade destas duas entidades".

O processo "assume a forma jurídica de um ajuste direto, nos termos previstos no Código dos Contratos Públicos", lê-se no comunicado do Ministério da Economia.

Também hoje vai também ser entregue uma providência cautelar no Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto contra a privatização dos transportes públicos do Porto, subscrita por vários autarcas, como por exemplo o deputado municipal portuense José Castro, mas também por trabalhadores e dirigentes sindicais, e com o apoio do Bloco de Esquerda.

+ notícias: Norte

Jovens detidos em flagrante delito por tráfico de droga em Aveiro

Dois jovens de 18 anos foram detidos em flagrante delito, esta sexta-feira, por tráfico de estupefacientes em Aveiro, informou a Polícia de Segurança Pública (PSP) em comunicado enviado às redações. 

Homem de 51 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Aveiro

Um homem de 51 anos foi detido, esta sexta-feira, pela Polícia de Segurança Pública (PSP) por suspeita da prática de violência doméstica em Aveiro, informou aquela força policial em comunicado enviado às redações. 

Duas pessoas resgatadas de rocha "em zona isolada" no rio Minho

Dois espanhóis com cerca de 30 anos de idade foram resgatados durante a noite deste sábado no rio Minho.