Investigadores da Universidade de Coimbra descobrem hipótese de tratamento de doenças cardiovasculares

Investigadores da Universidade de Coimbra descobrem hipótese de tratamento de doenças cardiovasculares
| País
Porto Canal (CYM)

A descoberta foi feita por um grupo de 12 investigadores da Universidade de Coimbra, que vai continuar o estudo com a ajuda do Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. 

Foi descoberta que uma proteína, a conexina43, está presente em vesículas extracelulares. Depois de descodificada, pode afirmar-se que a proteína pode ajudar no tratamento de doenças cardiovasculares.

Esta proteína, especializada na comunicação entre células vizinhas, existe também nos exossomas (vesículas extracelulares) e também é funcional como protótipo de comunicação para as células distantes e "um sistema de controlo de qualidade, através do qual as células podem libertar conteúdos indesejados ou potencialmente tóxicos", como foi hoje anunciado pela Universidade de Coimbra (UC).

De acordo com a nota de imprensa que a UC enviou à agência Lusa, esta descoberta pode ajudar no tratamento de doenças cardiovasculares pois os exossomas que existem na saliva e no sangue "têm grande potencial clínico e terapêutico", afirma Henrique Girão, coordenador do estudo que foi realizado em linhas celulares, modelos animais e amostras humanas.

A equipa está agora empolgada para descobrir quanta importância este feito tem no contexto cardiovascular, e irá avaliar se a conexina43 poderá, eventualmente, funcionar como indicador de doenças cardiovasculares, em conjunto com o Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

+ notícias: País

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.

Ministra da Saúde assume empenho para melhorar resposta de urgências pediátricas

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, assumiu este domingo no Porto a necessidade de no próximo verão haver respostas diferentes ao nível das urgências pediátricas.