Governo português garante solidariedade para acolher "em torno" de 1.500 refugiados

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 27 ago (Lusa) - O ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares assegurou hoje que Portugal "tem estado na primeira linha da solidariedade europeia", confirmando a previsão de acolhimento de cerca de 1.500 refugiados de guerra do Médio Oriente.

Após a reunião do Conselho de Ministros, em Lisboa, Marques Guedes recordou a aprovação, há 15 dias, da estratégia para auxílio humanitário, por parte do executivo da maioria PSD/CDS-PP, incluindo os ministérios dos Negócios Estrangeiros, Defesa Nacional, Administração Interna, Saúde e Segurança Social.

"O número andará em torno desse valor [de 1.500 refugiados]", afirmou o responsável governamental, ressalvando que "a decisão tem de ser tomada a nível europeu" e que o contingente de refugiados que caberá a Portugal "é o que vier a ser decidido a nível europeu", garantindo que o país está preparado para responder àquela "tragédia humanitária, que tem assumido contornos inacreditáveis".

Dezenas de milhares de refugiados dos conflitos bélicos em diversas regiões do Médio Oriente, sobretudo sírios e iraquianos, além de afegãos, cruzaram a zona dos Balcãs nas últimas semanas tentando chegar à Europa Ocidental.

A Hungria, que tem fronteira com a Sérvia, é o primeiro país da zona de livre circulação comunitária, Schengen, a partir da qual os refugiados tentam chegar a outros países, sobretudo Alemanha e Suécia.

HPG (PAL) // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.

Ministra da Saúde assume empenho para melhorar resposta de urgências pediátricas

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, assumiu este domingo no Porto a necessidade de no próximo verão haver respostas diferentes ao nível das urgências pediátricas.