Fogo em Caminha mobiliza mais de 200 operacionais - Proteção Civil

| Norte
Porto Canal / Agências

Redação, 03 set (Lusa) -- O incêndio que lavra desde a manhã de segunda-feira em Cristelo, Caminha, era hoje à tarde o mais significativo a nível nacional, mobilizando mais de 200 operacionais e quatro meios aéreos, segundo a Proteção Civil.

De acordo com informação disponibilizada pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) na sua página na internet, às 16:00, o fogo lavrava em floresta com duas frentes, estando 203 operacionais, dos quais 126 bombeiros, envolvidos no combate às chamas, apoiados por 39 veículos. No local estão ainda um helicóptero e três aviões bombardeiros.

A Proteção Civil destacava nove incêndios como mais significativos, todos no norte do país, entre 24 fogos em curso a nível nacional.

Também no distrito de Viana do Castelo, um incêndio que deflagrou na segunda-feira, pelas 06:46, mobilizava hoje à tarde 108 elementos, dos quais 96 bombeiros, apoiados por 31 viaturas, um helicóptero e dois aviões bombardeiros. O fogo lavra em mato, com uma frente.

Outro fogo de grandes dimensões é o de Algeriz/Maceira de Cambra, concelho de Vale de Cambra (Aveiro), que lavra há mais de 24 horas. No local estão 143 elementos, dos quais 118 são bombeiros, apoiados por 35 veículos e dois aviões bombardeiros.

No concelho de Vila Nova de Paiva, distrito de Viseu, dois incêndios, ambos iniciados na segunda-feira, mobilizam mais de uma centena de bombeiros.

A lavrar desde as 17:42 de segunda-feira, o fogo em Queiriga mobilizava 87 homens, dos quais 67 bombeiros, apoiados por 23 viaturas e dois helicópteros. Ao início da tarde de hoje, o incêndio tinha duas frentes, em mato.

No mesmo concelho, em Pendilhe, o fogo que deflagrou na segunda-feira às 15:33 envolvia 56 bombeiros, num total de 67 homens, com 16 veículos, um helicóptero e dois aviões bombardeiros.

No distrito de Bragança, em Cerejais (Alfândega da Fé), 93 elementos, dos quais 73 bombeiros, apoiados por 18 viaturas e um helicóptero de ataque inicial combatiam um incêndio em mato com três frentes ativas.

Um total de 72 operacionais, dos quais 46 bombeiros, 12 elementos da GNR e 12 sapadores florestais, estavam num incêndio em Vilarelho/Tresmines, Vila Pouca de Aguiar (Vila Real), com 15 veículos, um helicóptero bombardeiro e um helicóptero de ataque inicial, a decorrer desde as 12:47.

Em Curral/Campo do Gerês, Terras do Bouro (Braga), estavam 36 elementos, dos quais 10 bombeiros e 20 homens da GNR a combater um incêndio em mato, com duas frentes, que deflagrou às 15:25. No local contam com o apoio de cinco veículos e um helicóptero.

Em Carvalhosa/Reriz, Castro d'Aire (Viseu), um incêndio que teve início às 10:53, mobilizava 26 operacionais, entre os quais 18 bombeiros e oito elementos da GNR, além de quatro viaturas e um helicóptero.

JH // JLG

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.