PCP exige compensações aos pescadores e alargamento da captura da sardinha

PCP exige compensações aos pescadores e alargamento da captura da sardinha
| Política
Porto Canal (DYP)

Num encontro com a Federação de Sindicatos da Pesca, o PCP exigiu esta segunda-feira o alargamento da captura da sardinha e compensações aos trabalhadores, e assegurou que nos próximos dias será atingido o limite da quota portuguesa.

Vasco Cardoso, da Comissão Política do Comité Central do PCP disse à Lusa que "estamos a poucos dias do esgotamento da possibilidade de pesca da sardinha no nosso país. É um produto muito apreciado pela nossa população, fundamental para a indústria conserveira e, por falta de intervenção do Governo português, estamos numa situação em que a pesca da sardinha pode acabar no ano de 2015, com os prejuízos que isso tem para a economia nacional e para os pescadores".

A Federação dos Sindicatos do Sector da Pesca foi recebida pelo PCP em Lisboa e no final do encontro os comunistas retiraram o seu apoio às exigências feitas pelos representantes dos pescadores.

Vasco Cardoso afirmou ainda que "acompanhamos a exigência que é colocada de se encontrarem mecanismos de compensação aos trabalhadores por perda dos seus rendimentos, mas sobretudo de se reexaminar a possibilidade de alargar a captura da sardinha ainda no decorrer do presente ano".

O dirigente comunista refere que a "grande contradição entre discurso da economia do mar, do país no bom caminho e da recuperação" .

"Nós não nos conformamos com isto, apelamos à luta dos pescadores da sardinha e dos armadores contra esta situação. Estamos a falar de 150 embarcações e mais de 2.000 trabalhadores que podem ficar sem qualquer tipo de rendimento até ao final do ano” declarou o dirigente.

Sustentando a sua afirmação explica que "Um pescador que não pesca não tem rendimento e isso reflecte-se na sua vida e na vida da sua família. Em concelhos como o de Peniche, em que os pescadores estão dependentes da pesca da sardinha, e depois as suas famílias, particularmente as mulheres, são operárias conserveiras, em que o mesmo problema se coloca por via da falta de matéria-prima".

+ notícias: Política

Migração assume papel-chave nas Europeias

A questão da migração para a Europa tornou-se um fator-chave das eleições para o Parlamento Europeu de junho, mas vários especialistas defendem que chamar à situação “crise” corresponde à narrativa de alguns partidos para ganhar votos.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".