Fisco penhora de "porta em porta" no mês de Agosto

Fisco penhora de "porta em porta" no mês de Agosto
| Economia
Porto Canal (DYP e PYR)

Durante o mês de Agosto os inspectores do Fisco vão andar de porta em porta consoante a base de dados, tendo em conta impulsos informáticos, a inventariar os bens dos contribuintes devedores ao Fisco. Os alvos destas inspecções vão ser aqueles que têm pelo menos um processo de execução fiscal.

O Fisco e a Autoridade Tributária e Aduaneira penhoram bens de forma a conseguirem obter e liquidar o valor das dívidas dos contribuintes, no entanto há alguns limites a ter em atenção e algumas regras a seguir para o processo de penhora de bens.

As casas têm sido um meio mais eficaz de penhora pois desta forma apressa-se o pagamento da dívida. Apesar da eficácia dos imóveis, a penhora deve ser iniciada por terrenos, seguindo-se terrenos para construção, imóveis para comércio ou indústria como armazéns, depois estacionamentos e arrumos e só depois casas de habitação .

O Fisco pode penhorar todos os bens de um contribuinte, à excepção daqueles que são fundamentais para a sua sobrevivência, designados como "imprescindíveis para a economia doméstica", e nunca mais de dois terços do salário.

A Autoridade Tributária e Aduaneira pede as informações das contas bancárias e produtos financeiros ao Banco de Portugal, pedindo para penhorar o montante, notificando sempre o contribuinte .

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.