PSD/Porto reclama fundos comunitários para Parque de Ourivesaria em Gondomar

| Norte
Porto Canal / Agências

Gondomar, 27 mai (Lusa) -- Os deputados do PSD/Porto defenderam hoje a rápida conclusão, com acesso a fundos comunitários, da segunda fase de construção Parque Tecnológico e de Negócios da Ourivesaria, em Gondomar, para lá poderem ser instaladas as indústrias locais.

"Estou convicto de que haverá mecanismos financeiros, no novo Quadro Comunitário de Apoio para a realização desse parque de negócios", afirmou o líder da distrital do PSD/Porto, Virgílio Macedo, após uma visita de deputados a duas empresas de ourivesaria em Gondomar.

A primeira fase de construção do Parque Tecnológico e de Negócios da Ourivesaria (PTNOG) -- referente à infraestrutura central, parque de estacionamento, restaurante e arruamentos -- deverá estar concluída no último trimestre de 2013, mas o PSD quer que a segunda fase -- referente à incubação de empresas, comércio e instalação de indústria -- avance o "mais rapidamente possível".

Virgílio Macedo acredita que o PTNOG será alvo de uma aposta forte e garantiu que os deputados irão pressionar o governo no sentido de conseguirem verbas do próximo quadro comunitário de apoio para a conclusão da segunda fase.

O líder do PSD destacou ainda como o parque irá também "facilitar as questões de segurança" -- uma preocupação permanente no setor -- uma vez que irá reunir todas as indústrias e contrastaria num único local.

Localizado em S. Cosme, o parque tecnológico ocupará três hectares no final da primeira fase de construção, prevendo-se que atinja os nove hectares na terceira fase que visa a construção de um equipamento tecnológico para o setor da indústria.

LIL/MAZM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Habitação para os jovens? Eis as medidas do Governo

As medidas de habitação para os jovens vão ser aprovadas num Conselho de Ministros extraordinário dedicado ao tema, disse esta sexta-feira o ministro da Habitação, sublinhando que esta área não pode ser o "parente pobre" do Estado social.

Detido homem que esfaqueou a irmã de nove anos

Uma menina de nove anos foi esfaqueada esta sexta-feira à tarde em Novelas, Penafiel, e acabou por ser transportada para o Hospital de São João. Tal como o Porto Canal avançou, o suspeito é o irmão da criança, que já terá sido detido pela Guarda Nacional Republicana (GNR).

Braga prepara-se para 72 horas "romanas" com 300 mil visitantes

A edição 2024 da Braga Romana, que vai decorrer de 22 a 26 de maio, contará com 72 horas de programação e perto de 200 atuações em seis palcos, contando atrair 300 mil visitantes, foi hoje anunciado.