Obras para combater erosão costeira a concurso por 2 Milhões de euros

Obras para combater erosão costeira a concurso por 2 Milhões de euros
| Norte
Porto Canal

A Administração da Região Hidrográfica do Norte (ARHN) lançou a hoje concurso, por cerca de dois milhões de euros, três obras de combate à erosão costeira nos concelhos de Caminha, Viana do Castelo e Vila do Conde.

Em Caminha, a intervenção prevê a recomposição do cordão dunar da praia de Moledo, intervenção urgente definida desde 2011, quando o mar ameaçou várias casas próximas da linha de costa, e vai custar 384 mil euros (sem IVA).

Segundo o administrador da ARHN, estes trabalhos deverão arrancar logo após a época balnear, para ficarem concluídos até final do ano. "É um projecto com alguma inovação, em que vamos criar um núcleo resistente, na duna, para evitar o avanço das águas do mar", explicou Pimenta Machado.

No concelho de Viana do Castelo, o concurso lançado pela ARHN prevê a reabilitação da protecção aderente dos esporões, atualmente "muito degradados", os quais defendem a linha de costa em Castelo de Neiva. Em 2012, naquele local, as marés vivas chegaram a ameaçar uma habitação e obrigaram a ARHN a realizar uma intervenção de emergência no local.

Esta intervenção está em concurso público por 670 mil euros e deverá decorrer durante três meses, até ao início de 2014, acrescentou o administrador da ARHN, entidade que integra a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Já na praia de Mindelo, em Vila do Conde, a obra agora lançada a concurso prevê 900 mil euros para a reabilitação, até 2014, da defesa aderente da Ponta da Gafa.

"O enrocamento está muito fragilizado e vai ser reabilitado, levantado e estabilizado, para conter o avanço das águas do mar", apontou Pimenta Machado.

Estas obras inserem-se numa candidatura global da APA ao Programa Operacional Temático de Valorização do Território (POVT), no valor de mais de oito milhões de euros, para outras intervenções de combate à erosão costeira.

+ notícias: Norte

“Não tenho memória de um Governo ter começado tão mal em funções”, acusa Pedro Nuno Santos

O líder do PS, Pedro Nuno Santos, acusou este sábado o Governo de ser “o maior foco de instabilidade” e de ter demonstrado impreparação nos primeiros 30 dias, considerando ser o pior arranque de governação de que tem memória.

Derrocada em obra de edifício histórico corta rua do centro de Braga

Uma derrocada interna num edifício histórico, ao início da manhã deste sábado, na Rua do Anjo em Braga, obrigou ao corte desta via rodoviária, por questões de segurança, durante o fim de semana, confirmou ao Porto Canal Vítor Azevedo, Coordenador da Proteção Civil de Braga.

Sábado e domingo ‘molhados’ dão lugar a semana de muito calor

A chuva que começou a cair no Grande Porto esta sexta-feira deverá estender-se até domingo, indicam as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Apesar de interferir com os planos de muitos portuenses, esta será chuva “de pouca dura”, com os termómetros a subirem já a partir de segunda-feira, o céu nublado dará lugar ao sol de um Verão que permanecer, para já, “tímido”.