Metro do Porto distinguido pela universidade norte-americana de Harvard

Metro do Porto distinguido pela universidade norte-americana de Harvard
| Norte
Porto Canal

A escola de design da universidade norte-americana de Harvard, no estado de Massachusetts, vai atribuir na terça-feira o prémio "Veronica Rudge Green Prize" em design urbano à empresa de transportes Metro do Porto.

De acordo com a informação disponível na página da internet da universidade de Harvard, no projeto Metro do Porto, o júri destaca o potencial desta infraestrutura de mobilidade, "cuidadosamente planeada e executada para transformar a cidade e a região".

Este galardão distingue também o arquiteto Eduardo Souto Moura, prémio Pritzker 2011, e que coordenou a equipa de projetistas responsáveis pela inserção urbana do metro em diferentes locais da Área Metropolitana do Porto.

O prémio, que vai já na sua 11.ª edição, é também atribuído ao projeto de Integração Urbana do Nordeste, em Medellín, na Colômbia.

"As duas obras criaram oportunidades que vão além do movimento físico, fazendo avançar a mobilidade social e revigorando o espaço cívico", refere a universidade de Harvard.

O presidente do conselho de administração da Metro do Porto, João Velez Carvalho, afirmou hoje à agência Lusa que "a atribuição deste prémio representa uma honra" para a empresa, "tendo em conta o que significa em termos de reconhecimento internacional".

"Esta distinção premeia um dos projetos mais impressionantes do arquiteto Souto Moura", disse, acrescentando ser também "uma distinção ao mérito e ao empenho de todos os responsáveis, tanto ao nível de decisão política como ao nível técnico, que souberam ultrapassar dificuldades e problemas bem complexos e concretizar este projeto".

João Velez Carvalho defendeu que este prémio "valoriza a sustentabilidade do Metro do Porto, não apenas em termos de arquitetura, integração e design, mas também no seu serviço à população e na crescente procura por parte dos clientes".

"Para o Metro do Porto, para a cidade do Porto e para o país, deve ser um motivo de enorme orgulho ver reconhecido e apreciado de forma tão notável o trabalho que foi feito e que continua a ser levado a cabo", concluiu.

Velez Carvalho e Souto Moura estarão presentes na cerimónia de entrega do prémio, que decorrerá pelas 18:30 (hora local), na cidade de Cambridge.

Nascido em 1986 por ocasião da celebração dos 350 anos de Harvard e dos 50 anos da escola de design, este prémio é atribuído de dois em dois anos a projetos com escala maior a um edifício individual, construído em qualquer parte do mundo durante dez anos anteriores à sua atribuição.

Os vencedores são escolhidos pela sua "substancial contribuição no domínio público de uma cidade" e por "melhorar a qualidade de vida" urbana.

A 1.ª edição deste galardão, em 1988, foi dividida entre Álvaro Siza Vieira, pelo seu Conjunto Residencial Malagueira, em Évora (1977-1988), e Ralph Erskine, com o seu projeto do "Byker Redevelopment", em Newcastle Upon Tyne (1969-1982).

A Universidade de Harvard descreve o Metro do Porto, que iniciou a sua operação comercial em janeiro de 2003, como "uma forte infraestrutura de escala e complexidade significativa", projetada e construída em cerca de dez anos.

"O escopo de tal empreendimento dentro de uma cidade Património Mundial da Humanidade é notável", destaca, acrescentando que o "alto padrão de design" alcançado por Souto Moura e pela sua equipa torna o projeto "digno de ser imitado".

"O Metro do Porto é um projeto estratégico decisivo", que "desempenha um papel importante na mobilidade" da região, sustenta Harvard.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.